JOSÉ DE ANCHIETA UM MISSIONÁRIO ENTRE A HISTÓRIA E A GLÓRIA DOS ALTARES

Autores

  • Eliane Cristina Deckmann Fleck

Palavras-chave:

José de Anchieta, biografia, nacionalidade brasileira, exemplo de santidade, beatificação

Resumo

O artigo analisa as representações do missionário jesuíta José de Anchieta veiculadas através de suas mais representativas biografias, com o objetivo de evidenciar a sua apropriação e difusão por historiadores, literatos e homens públicos, sobretudo, nos séculos XIX e XX. Ao resgatarem a figura de Anchieta, apresentando-o como precursor da nacionalidade brasileira, como guardião da moral e exemplo de santidade, estes autores não apenas destacaram as condutas consideradas fundamentais para a sociedade brasileira em diferentes momentos da história política brasileira, como justificaram e defenderam o processo de sua beatificação e canonização.

Biografia do Autor

Eliane Cristina Deckmann Fleck

Doutora em História pela PUC-RS e Professora da Graduação e da Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Downloads

Como Citar

Fleck, E. C. D. (2011). JOSÉ DE ANCHIETA UM MISSIONÁRIO ENTRE A HISTÓRIA E A GLÓRIA DOS ALTARES. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 41. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6538