NA PERIFERIA DO SUCESSO: RÁDIO E MÚSICA POPULAR DE MASSA EM BELÉM NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950

Autores

  • Antonio Maurício Dias da Costa Universidade Federal do Pará
  • Edimara Bianca Corrêa Vieira Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Rádios paraenses, música popular, hibridação cultural, cultura de massa

Resumo

Este artigo trata da difusão musical promovida pelas rádios paraenses Clube e Marajoara em meados do século XX, como representativa de uma tendência local de hibridação cultural no campo da música. As emissoras sediadas em Belém, naquele período, estavam distantes dos centros dinâmicos da indústria cultural do país e do mecanismo midiático nacional de fabricação de cantores, conjuntos e ritmos musicais de sucesso. Porém, a interação local entre produtores de rádio, ouvintes e participantes de programas de auditório permitia a formação de um padrão local de consumo musical e a configuração de um star system, que combinava artistas locais, nacionais e estrangeiros.

Biografia do Autor

Antonio Maurício Dias da Costa, Universidade Federal do Pará

Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Professor de Antropologia Histórica da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará.

Edimara Bianca Corrêa Vieira, Universidade Federal do Pará

Graduanda de História da Universidade Federal do Pará e Bolsista do Programa de Iniciação Científica da Propesp/UFPA.

Downloads

Publicado

2012-04-10

Como Citar

da Costa, A. M. D., & Vieira, E. B. C. (2012). NA PERIFERIA DO SUCESSO: RÁDIO E MÚSICA POPULAR DE MASSA EM BELÉM NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 43. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/7108