O ATLÂNTICO DOS EMIGRANTES FRANCESES (SÉCULOS XVII E XVIII): EXPERIÊNCIAS HUMANAS DA TRAVESSIA

Autores

  • Mikael Dumont
  • Suelen Amanda Rodrigues (Tradutora)

Palavras-chave:

emigração, Oceano Atlântico, experiência humana, América Francesa, navio

Resumo

O objetivo deste artigo é o de ilustrar o impacto da travessia atlântica para os emigrantes franceses na época moderna em direção à América Francesa. O conjunto desta aventura constitui uma experiência penosa e laboriosa ao nível físico e psicológico que faz entrever em seguida aos emigrantes a vida colonial como uma prova mais tranquila. A fim de explicar este propósito, foram apresentadas todas as facetas do universo humano que existem sobre o navio em direção à América Francesa, tanto a micro-sociedade criada pelo capitão de bordo, quanto as múltiplas relações que nascem assim que as emoções e as reflexões se formam.

Biografia do Autor

Mikael Dumont

Mikael Dumont é doutor em História pela Université de La Rochelle.

Suelen Amanda Rodrigues (Tradutora)

Suelen Amanda Rodrigues é cientista social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Traduzido a partir do original em francês L’Atlantique des émigrants français (XVIIe et XVIIIe siècles): expériences humaines de la traversée. Revisão técnica de Claudinei Cássio de Rezende, doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, pesquisador do Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder (PUC/SP–CNPq) e professor de sociologia da Fundação Santo André. Agradecimento especial a Raymond Rainville.

Downloads

Como Citar

Dumont, M., & Rodrigues (Tradutora), S. A. (2011). O ATLÂNTICO DOS EMIGRANTES FRANCESES (SÉCULOS XVII E XVIII): EXPERIÊNCIAS HUMANAS DA TRAVESSIA. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 42. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/7973