LUANDA, PRECISÃO DO OLHAR E CANIBALISMO: GEORG MARCGRAVE E A HISTÓRIA DO ATLÂNTICO SUL

Autores

  • Ineke Phaf-Rheinberger
  • Luciano Dutra de Oliveira (Tradutor)

Palavras-chave:

George Marcgrave, Brasil e Angola, canibalismo

Resumo

O objetivo deste artigo é em primeiro lugar reconstruir alguns aspectos históricos da vida e morte de George Marcgrave no contexto do “período holandês” no Atlântico Sul. Por que ele foi ao Brasil e morreu na Angola em Janeiro de 1644? As experiências além-mar de Marcgrave serão enquadradas no âmbito do desenvolvimento dinâmico da precisão do olhar e conectadas ao seu talento como ilustrador de história natural. Isto posto, investigarei a relação de Marcgrave com a imagem do canibalismo, relacionada ao inventário dos arquivos de naturalia e artificialia, que precederam as ciências modernas e, simultaneamente, repousam em sua base. 

Biografia do Autor

Ineke Phaf-Rheinberger

Ineke Phaf-Rheinberger é doutora em História e coordena os Departamento de Estudos Asiáticos e Africanos da Universidade Humboldt de Berlim. Eu gostaria de expressar minha gratidão para com Huib Zuidervaart, diretor do Huygens Institute em The Hague por fornecer-me importantes documentos sobre o assunto.

Luciano Dutra de Oliveira (Tradutor)

Luciano Dutra de Oliveira é cientista social pela Fundação Santo André. Traduzido a partir do artigo original em inglês Luanda, Optical Precision, and Cannibalism – Georg Marcgrave and the History of the South Atlantic.

Downloads

Como Citar

Phaf-Rheinberger, I., & Oliveira (Tradutor), L. D. de. (2011). LUANDA, PRECISÃO DO OLHAR E CANIBALISMO: GEORG MARCGRAVE E A HISTÓRIA DO ATLÂNTICO SUL. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 42. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/7989