O DESTINO DO REINO DO CONGO NO BRASIL DE MINAS GERAIS

Autores

  • Larissa Oliveira e Gabarra UFF - PUCG

Palavras-chave:

Congado, diáspora, África, organização social e política

Resumo

Este artigo propõe fazer uma leitura sobre a organização social, principalmente, do reino do Congo (XIV-XVI) na África Central através do olhar da diáspora no Brasil, especificamente, da manifestação cultural congado de Minas Gerais. A leitura historiográfica passa pela ideia de que um futuro como escravos no novo mundo produz uma memória comum sobre o passado, que marca a identidade dos congadeiros, mesmo sendo descendentes de africanos oriundos de diversas regiões africanas, com histórias distintas umas das outras. A possibilidade de identificar por meio de um olhar atento a organização social do reinado do Congo no Brasil questões referentes à estrutura social do reino do Congo no seu processo de centralização política afirma a importância dos estudos de história da África para a história do Brasil e vice-versa.

Biografia do Autor

Larissa Oliveira e Gabarra, UFF - PUCG

Doutora pelo programa de pós graduação História Social da Cultura da Puc-Rio em 2009. Mestre pelo programa de pós graduação em História Cultural da UFU em 2004. Especialista em Educação Fundamental pelo programa de pós graduação em Educação da UFU em 2000.

Downloads

Publicado

2013-01-14

Como Citar

Gabarra, L. O. e. (2013). O DESTINO DO REINO DO CONGO NO BRASIL DE MINAS GERAIS. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 44. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/8861

Edição

Seção

Artigos