O MARANHÃO SERÁ TERRA EM TRANSE? HISTÓRIA, POLÍTICA E FICÇÃO NUM DOCUMENTÁRIO DE GLAUBER ROCHA

Autores

  • Wagner Cabral da Costa

Palavras-chave:

Cinema e história, cinema-documentário, Eztetyka da Fome, política – Brasil.

Resumo

Análise do documentário Maranhão 66, de Glauber Rocha, criador da Eztetyka da Fome. Ao registrar a posse de José Sarney como governador, o cineasta produziu um curtametragem de forte impacto, provocando uma intensa polêmica e permitindo um amplo espectro de interpretações, em função das estratégias de agressão e do grotesco alegórico. O diretor do Cinema Novo realizou uma experimentação estética com a linguagem do documentário (entendido como cinema-verdade), possibilitando discutir as conexões entre Maranhão 66 e o filme Terra em transe (1967), em que se percebe uma singular imbricação entre história, política e ficção.

Biografia do Autor

Wagner Cabral da Costa

Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutorando em História na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Como Citar

Costa, W. C. da. (2012). O MARANHÃO SERÁ TERRA EM TRANSE? HISTÓRIA, POLÍTICA E FICÇÃO NUM DOCUMENTÁRIO DE GLAUBER ROCHA. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 29(02). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/9976