A Educação e o Uso Sustentável das Tecnologias. Uma Discussão Sobre o Aprendizado a Distância, as Redes Sociais e a Educomunicação

Authors

  • Alessandro Marco Rossini
  • Ana Cristina Limongi-França

DOI:

https://doi.org/10.24212/2179-3565.2014v5i3p4-23

Keywords:

1. Aprendizagem a distância, 2. Redes sociais e tecnológicas, 3. Sustentabilidade na Educação, 4. Tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação, 5. Qualidade na educação.

Abstract

Neste estudo sobre o uso sustentável das tecnologias na educação, nossa propostaé a de discutir a importância que as mesmas têm para o desenvolvimento dos indivíduos,quer seja na aprendizagem a distância, com o uso das redes sociais tecnológicas e no contextoeducomunicação. O estudo se deu por intermédio de análise qualitativa por meio departicipação de profissionais de organizações e de instituições de ensino das áreas públicase privadas. Os dados dessa pesquisa foram obtidos por meio das respostas dos indivíduospesquisados. A categoria de estudo desenvolvida fora de caráter exploratório, por meio dequestionário aplicado pela internet (survey), endereçado a professores, pesquisadores e profissionaisdas áreas de gestão dessas instituições, utilizando-se uma sequência de perguntaspredeterminadas. A realização deste estudo sobre a educação e o uso sustentável das tecnologiasobjetiva determinantemente a propor melhorias para a qualidade na educação, abordandoo aprendizado a distância, as redes sociais e a educomunicação. As principais contribuiçõesdesse estudo consistem em reconhecer que as TICs contribuem com uma educação de maiorqualidade por trazerem recursos e ferramentas ao ensino.

Published

2014-09-15

Issue

Section

Papers