A Educação e o Uso Sustentável das Tecnologias. Uma Discussão Sobre o Aprendizado a Distância, as Redes Sociais e a Educomunicação

Alessandro Marco Rossini, Ana Cristina Limongi-França

Abstract


Neste estudo sobre o uso sustentável das tecnologias na educação, nossa propostaé a de discutir a importância que as mesmas têm para o desenvolvimento dos indivíduos,quer seja na aprendizagem a distância, com o uso das redes sociais tecnológicas e no contextoeducomunicação. O estudo se deu por intermédio de análise qualitativa por meio departicipação de profissionais de organizações e de instituições de ensino das áreas públicase privadas. Os dados dessa pesquisa foram obtidos por meio das respostas dos indivíduospesquisados. A categoria de estudo desenvolvida fora de caráter exploratório, por meio dequestionário aplicado pela internet (survey), endereçado a professores, pesquisadores e profissionaisdas áreas de gestão dessas instituições, utilizando-se uma sequência de perguntaspredeterminadas. A realização deste estudo sobre a educação e o uso sustentável das tecnologiasobjetiva determinantemente a propor melhorias para a qualidade na educação, abordandoo aprendizado a distância, as redes sociais e a educomunicação. As principais contribuiçõesdesse estudo consistem em reconhecer que as TICs contribuem com uma educação de maiorqualidade por trazerem recursos e ferramentas ao ensino.



DOI: https://doi.org/10.24212/2179-3565.2014v5i3p4-23

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Licença Creative Commons
This Journal  is licensed under a Creative Commons Attribution - NonCommercial -Share Alike 4.0 International