INSTITUIÇÕES, LIBERDADE ECONÔMICA E CRESCIMENTO: UMA ANÁLISE DE PAÍSES DESENVOLVIDOS E EM DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Reisoli Bender Filho Universidade Federal de Santa Maria
  • Cláudia Maria Sonaglio Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Carlos Otávio Zamberlan Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

liberdade econômica, crescimento econômico, políticas, instituições

Resumo

Quantificar as diferenças no nível de crescimento econômico de países com políticas e instituições diferenciadas, como os países desenvolvidos e em desenvolvimento, e sua relação com o grau de liberdade econômica no período entre 2000 e 2007 foi o objetivo do artigo. Para isso, utilizou-se como técnica de análise um modelo com dados em painel. Os resultados obtidos indicaram que o grau de liberdade econômica, nas cinco áreas analisadas, tem influenciado o crescimento econômico. Dentre os resultados, destacam-se a influencia do comércio internacional, área para a qual se evidenciou uma relação positiva quando se analisa os países em desenvolvimento e uma relação negativa para os desenvolvidos, o que pode ser justificado por aspectos institucionais relacionados aos subsídios e demais barreiras ao comércio externo.

Biografia do Autor

Reisoli Bender Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa

Cláudia Maria Sonaglio, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professora do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Carlos Otávio Zamberlan, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Curso de Administração da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Artigos