A posição da América Latina no comércio internacional: uma crítica marxista às vantagens comparativas

Autores

  • Vinícius Azevedo Bastos Universidade Federal de São Paulo
  • Nathan Barbosa dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Vantagens Comparativas, Moeda, Comércio Internacional, América Latina

Resumo

O presente artigo apresenta a visão ricardiana de comércio internacional, as críticas marxistas a esta visão e a interação comercial da América Latina com os países centrais. Começa-se com uma breve explanação das concepções de moeda de Ricardo e Marx, onde são postas as diferenças de ambas. A teoria de comércio internacional de Ricardo é explicada a partir da sua visão sobre moeda, e, sequencialmente, se demonstra como a visão marxista desconstrói o mundo de comércio idealizado por Ricardo. Por fim, duas análises de diferentes períodos sobre o comércio da América Latina com os países do centro são postas.

Biografia do Autor

Vinícius Azevedo Bastos, Universidade Federal de São Paulo

Mestrando em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de São Paulo.

Nathan Barbosa dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Economia do Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2018-07-11

Edição

Seção

Artigos