VARIÁVEIS ECONÔMICAS E SEUS EFEITOS SOBRE A ARRECADAÇÃO DO RGPS NO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DO MODELO VEC PARA O PERÍODO DE 2002 A 2014

Autores

  • Dayane Ferreira Quintanilha Universidade Federal Fluminense
  • Graciela Aparecida Profeta Universidade Federal Fluminense
  • Simone Manhães Arêas Mérida Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

variáveis macroeconômicas, RGPS, econometria de séries temporais

Resumo

O objetivo geral deste artigo é mensurar e analisar os impactos de variáveis econômicas na arrecadação do regime geral da previdência social do Brasil, no período de 2002 a 2014. Para tanto, utilizou-se de revisão de literatura para identificar os fatores que influenciam a arrecadação do RGPS e aplicou-se modelos de econométricos de séries temporais. Os principais resultados apontam que o aumento do crescimento econômico do país, medido em termos do produto interno bruto, implica positivamente na arrecadação do RGPS. Além disso, notou-se que alterações em variáveis macroeconômicas se apresentam como fatores determinantes para o comportamento do RGPS.

Biografia do Autor

Dayane Ferreira Quintanilha, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense, Brasil(2017). Premiada no 28º Prêmio de Monografia Economista Celso Furtado em 2018. 

Graciela Aparecida Profeta, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunto III do Curso de Ciências Econômicas da Universidade federal Fluminense- Polo de Campos dos Goytacazes. Possui Mestrado e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Graduou-se em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atua no curso de Graduação em Ciências Econômicas desde dezembro de 2012. Foi coordenadora do curso e presidente do Colegiado de curso e do Núcleo Estruturante Docente (NDE) de abril de 2014 a abril de 2017. É integrante do Núcleo de Estudos em Economia Aplicada, como pesquisadora. Atua nas áreas da Econometria/Estatística e Microeconomia com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais e estudos aplicados ao desenvolvimento regional.

Simone Manhães Arêas Mérida, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional. Formada em Ciências Econômicas; Mestre em Economia Empresarial e Doutoranda em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Candido Mendes. Atua nas áreas de Econometria/Estatística.

Downloads

Publicado

2019-08-28

Edição

Seção

Artigos