Histórico do periódico

A TECCOGS - Revista Digital de Tecnologias Cognitivas entre no seu 4º ano de funcionamento. Depois de figurar online dentro da página do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, inauguramos a versão paralela no sistema Open Journal System para todo o conteúdo produzido esteja cada vez mais perto da comunidade científica.

Junto à inauguração dessa publicação paralela (cuja versão de trato visual e hipermidiático mais acurado pode ser encontrada em TECCOGS ), apresentamos mudanças no corpo editorial da revista para que o oxigênio das novidades da área de cognição e tecnologias digitais esteja sempre renovado.

Buscamos implementar uma revista que faça jus à natureza interdisciplinar tout court do programa de TIDD, um programa que está ligado a um curso de graduação, também interdisciplinarmente constituído, pioneiro no Brasil, de Tecnologia e Mídias Digitais. Voltado para as interfaces, complementaridades, convergências e contradições dos seres humanos com as máquinas, dispositivos e ferramentas digitais tanto a nível científico, quanto estético e técnico, o programa de TIDD busca habilitar seus formandos a compreender e agir diante de uma realidade biomaquínica que reclama por fundamentações e pontos de vista transtecnológicos.

O que visamos formar são analistas simbólicos que, tomando suas bases no conhecimento computacional, sejam capazes de desenvolver reflexões teóricas sobre o papel das tecnologias cognitivas, tecnologias estas com aplicações na aprendizagem que, por sua vez, depende de designs de interface com conteúdo e interação adequados.

A novidade do programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital encontra-se na intersecção não apenas da computação e informação com a educação, ou da engenharia com a gestão do conhecimento, mas na inclusão, dentro dessas intersecções, do design de interface e do pensamento sobre as linguagens híbridas das redes, ou seja, sua novidade encontra-se na atenção que se dispensa aos espaços interativos nos quais a inteligência maquínica e a biológica se encontram.