Realidade aumentada móvel e a cartografia: aumentando, revelando e criando novas geografias

Autores

  • Wander Guilherme Rocha Carvalho Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Campinas, São Paulo, Brasil.
  • Tânia Seneme do Canto Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Campinas, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2019i19p88-104

Palavras-chave:

Mídias locativas, Realidade aumentada móvel, Cartografia

Resumo

Marcadas pela mobilidade, o compartilhamento, a articulação de múltiplas escalas, a instantaneidade e por uma mudança significativa na relação produtor-consumidor/autor-leitor, as cartografias que nascem com as novas tecnologias, em especial com as mídias locativas, colocam esta perspectiva cartográfica em relevo, ampliando o entendimento acerca dos mapas com novas possibilidades de representações e de acesso a conteúdos e referenciais espaciais. Pensando a Geografia como uma ciência do presente em que seus conteúdos se apresentam como método para uma “leitura de mundo”, a realidade aumentada móvel instaura um novo sentido para experiências híbridas entre o físico e a virtualidade em contextos locativos e tem se revelado capaz de facilitar o acesso a dimensões do presente (ou marcas do passado) que estavam invisíveis a olho nu e, ao mesmo tempo, nortear percursos de leituras espaciais. Desse modo, neste texto, buscaremos aprofundar as relações entre a realidade aumentada móvel e a cartografia, considerando os novos letramentos que podem fundamentar uma leitura geográfica do mundo na contemporaneidade. Analisamos uma experiência prática envolvendo o uso do aplicativo Cidade Aumentada, que, baseado em sistema de posição geográfica (GPS) e câmera fotográfica, possibilita o acesso a conteúdos informacionais de memória urbana no espaço físico, permitindo que a realidade presente seja ampliada e estendida no tempo e no espaço.

Biografia do Autor

Wander Guilherme Rocha Carvalho, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Campinas, São Paulo, Brasil.

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas Tenho experiência na área de Ensino de Geografia, com ênfase nos novos letramentos digitais, cartografia e pensamento espacial, sou participante do Grupo de Estudos Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO).

Tânia Seneme do Canto, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Campinas, São Paulo, Brasil.

Possui Doutorado (2014) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro, onde também cursou a Graduação (2006 - Licenciatura e Bacharelado) e o Mestrado em Geografia (2010). Atualmente é Professora Doutora (MS-3.1) do Departamento de Geografia, no Instituto de Geociências, da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ensino de Geografia, trabalhando principalmente com os seguintes temas de pesquisa: novas tecnologias e linguagens no ensino de geografia e educação cartográfica. 

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Publicado

2019-05-15