Agricultura de precisão e agricultura digital

Autores

  • Luís Henrique Bassoi Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Instrumentação, São Carlos, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9469-8953
  • Ricardo Yassushi Inamasu Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Instrumentação, São Carlos, São Paulo, Brasil.
  • Alberto Carlos de Campos Bernardi Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Pecuária Sudeste, São Carlos, São Paulo, Brasil.
  • Carlos Manoel Pedro Vaz Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Instrumentação, São Carlos, São Paulo, Brasil.
  • Eduardo Antonio Speranza Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Informática Agropecuária, Campinas, São Paulo, Brasil.
  • Paulo Estevão Cruvinel Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Instrumentação, São Carlos, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2019i20p17-36

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Conectividade, Internet das Coisas, Nuvem, Algoritmo, Aplicativo, Base de Dados

Resumo

Este artigo apresenta e discorre sobre os atributos da agricultura de precisão (ap) e da agricultura digital (ad), expondo as particularidades e sinergias de cada uma delas. Explica como a ap vem sendo empregada nos sistemas de produção vegetal e animal em vários países desde a década de 1990, com uma intensidade e abrangência em relação à área e aos tipos de sistemas de produção que a adotam e que evoluem gradualmente. A ap compreende o uso de procedimentos e de equipamentos, implementos e/ou sensores que avaliam a variabilidade espacial e temporal de atributos do solo, planta, animal ou clima, com o intuito de fornecer informações que subsidiam a tomada de decisão pelo produtor ou profissional quanto à realização de uma prática ou manejo agrícola de modo diferenciado ou variável. Em muitas das atividades realizadas dentro do contexto da ap, a coleta, o armazenamento, a análise e a transmissão de dados ou informações sobre solo, planta, animal ou clima de um específico sistema de produção agrícola, são realizadas por hardwares e softwares, os quais se enquadram dentro do contexto de ad. Muitos desses procedimentos também podem ser realizados com diferentes graus de automação, parcial ou total. Termos usualmente utilizados na produção vegetal e animal, como “tecnologias de informação e comunicação”, “conectividade”, “internet das coisas”, “nuvem”, “algoritmo”, “aplicativo”, “base de dados”, entre outros, podem estar relacionados entre si e com a ap e/ou com a ad. No Brasil, como em muitos outros países, a ap e a ad encontram-se em um processo dinâmico de discussão crítica, desenvolvimento, adaptação, validação e aplicação.

Biografia do Autor

Luís Henrique Bassoi, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Instrumentação, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Engenheiro agrônomo (ESALQ / USP campus de Piracicaba - 1985). Mestre em Agronomia / Irrigação e Drenagem (FCA / UNESP campus de Botucatu - 1990). Doutor em Ciências / Energia Nuclear na Agricultura (CENA / USP campus de Piracicaba - 1994). Pós-Doutorado (University of California, Davis, USA - 2000). Entre dezembro de 1994 e abril de 2015, foi pesquisador da Embrapa Semiárido, em Petrolina - PE. A partir de maio de 2015, é pesquisador na Embrapa Instrumentação, em São Carlos - SP. Principais temas de pesquisa: física do solo, manejo de irrigação, fertirrigação, uso da água na agricultura e agricultura de precisão. Membro do corpo docente e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), UNESP, campus de Botucatu.

Ricardo Yassushi Inamasu, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Instrumentação, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Possui graduação (1984), mestrado (1987) e doutorado (1995) em Engenharia Mecânica na Escola de Engenharia de São Carlos ? USP e pós-doutorado em Biological Systems Engineering na University of Nebraska ? Lincoln (2002). Desde 1989 é pesquisador da Embrapa Instrumentação. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Mecatrônica, com ênfase em Instrumentação e Automação Agropecuária, atuando principalmente nos seguintes temas: instrumentação para Agricultura de Precisão, Robótica Agrícola, Sensoriamento de Alta Resolução e Eletrônica Embarcada em Máquinas Agrícolas. É presidente do Comitê Gestor do Portfólio Automação, Agricultura de Precisão e Digital da Embrapa. Coordena a Comissão de Estudos da ABNT que trata da eletrônica embarcada em máquinas agrícolas, entre as normas a NBR ISO 11783 ou ISOBUS e coordena a rede de Agricultura de Precisão da Embrapa

Alberto Carlos de Campos Bernardi, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Pecuária Sudeste, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste (desde 1998), com experiência em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando nos temas das boas práticas de manejo, tecnologias de fertilizantes, recomendação de adubação, diagnose foliar, métodos de análise, integração lavoura-pecuária, uso de minerais na agricultura e agricultura de precisão. Graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ / USP (1992), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela ESALQ / USP (1995), Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela ESALQ / USP (1999), e pós-doutorado (Nitrogen cycling and management) no USDA - ARS - Pasture System and Watershed Management Research Unit (2013). Tem atuado no desenvolvimento, adaptação, validação e avaliação de tecnologias de agricultura e pecuária de precisão e automação (como sensores, equipamentos, softwares e sistemas de informação) para aquisição, transmissão, armazenamento, processamento e interpretação de dados utilizando técnicas de geoestatística e geoprocessamento em sistemas de produção agrícolas e pecuários. Participa da Rede de Pesquisa em Agricultura de Precisão da Embrapa, assim como na gestão do Portfólio de Automação. Atua no desenvolvimento e avaliação agronômica de fontes convencionais e alternativas de fertilizantes e na avaliação da qualidade do solo em pastagens e sistemas integrados (ILPF). Diretor da Divisão 3 - Uso e Manejo do Solo, da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, e coordenador da Comissão 3.1 de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Coordenador do Integrated Crop-Livestock Systems Network (Cropland Research Group - Global Research Alliance - GRA). Membro da força tarefa Soil Monitoring (4 per 1000 iniciative) e também da Low-Carbon Livestock Research Network (LCL-RN).

Carlos Manoel Pedro Vaz, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Instrumentação, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Graduado em Física (1983-1986) pelo IFSC/USP, São Carlos-SP, com Mestrado em Agronomia (1987-1989) e Doutorado em Ciências (1991-1994) ambos pelo CENA/USP, Piracicaba-SP. Cientista visitante na Universidade da Califórnia, Davis, EUA (Set/1998 a Fev/2000) e na Universidade do Arizona, Tucson, EUA (Ago/2009 a Jan/2011). Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-EMBRAPA, na Unidade Embrapa Instrumentação em São Carlos-SP, desde 1989, atuando na área de Instrumentação em Ciência do Solo aplicada a estudos de manejo e conservação do solo, compactação e agricultura de precisão. Possui 77 artigos publicados em revistas técnico-científicas (índice h=21 e 1.613 citações no Web of Knowledgement), 24 capítulos e 2 de livros publicados, autor/coautor de 4 registros de patente. Tem 60 participações em bancas de avaliação de teses, dissertações e concurso, dentre outros. É orientador no programa de pós-graduação em Geotecnia da EESC/USP, São Carlos-SP. Foi orientador de 8 alunos de doutorado e 7 de mestrado. 

Eduardo Antonio Speranza, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Informática Agropecuária, Campinas, São Paulo, Brasil.

Bacharel em Ciências de Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC/USP. Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP. Doutor em Ciência da Computação pelo Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos - DC/UFSCar. Atuação na Coordenação Geral de Tecnolgia da Informação do Ministério da Agricultura (MAPA), na gestão de sistemas corporativos. Atualmente é Analista de Sistemas da Embrapa Informática Agropecuária, atuando no desenvolvimento de sistemas de informações geográficas, bancos de dados espaciais e mineração de dados espaciais para agricultura de precisão.

Paulo Estevão Cruvinel, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Instrumentação, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Pesquisador da Embrapa, Engenheiro Eletricista formado nas modalidades Eletrotécnica e Eletrônica pela Faculdade de Engenharia da Fundação Educacional de Barretos em 1980, tendo recebido o Prêmio Instituto de Engenharia como o melhor aluno da turma. Em sua carreira acadêmica e de pesquisa tem se dedicado ao estudo e desenvolvimento de sensores, sistemas inteligentes e automação na agricultura. É Mestre em Bioengenharia pela UNICAMP em 1984 e Doutor em Automação, também pela UNICAMP em 1987. Desenvolveu programa de Pos-doutorado em 1988 no Centro per l'Ingegneria Biomedica e Cattedra di Fisica, Università degli Studi di Roma 'La Sapienza', Rome, Italy com apoio do programa de treinamento em Laboratórios Italianos do Abdus Salam International Center (Trieste). Desenvolveu também, um segundo programa de Pos-doutorado em 1990 e 1991 no Department of Land, Air, and Water Resources e Crocker Nuclear Laboratory, University of California at Davis, California, USA., trabalho que recebeu o apoio do CNPq no programa RHAE. Participou no grupo de fundadores da Embrapa Instrumentação Agropecuária. É professor colaborador nos programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo, Campus de São Carlos junto ao Departamento de Física, bem como junto ao Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos. Recebeu os Diplomas de Premiação por Excelência na categoria técnico-Científico (1997) e de Destaque Individual (2005) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e em 2000 o Prêmio Personalidade da Agricultura conferido pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. No período de 1998 a janeiro de 2002 foi Chefe Geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária e o Presidente da Comissão Técnica do Programa Nacional de Automação Agropecuária. No período de setembro de 2012 a maio de 2014 foi Chefe da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) da Embrapa. Foi o primeiro Secretário Técnico do Fundo Setorial de Agronegócio junto ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), trabalho vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. No período de setembro de 2015 a setembro de 2017 atuou como Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA). É membro do Conselho de Curadores da Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos, é membro do Conselho Tecnológico do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo e Pesquisador Visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP IEASC). Em 2016 passou a ser Fellow da International Academy, Research and Industry Association (IARIA). 

Referências

ADAMCHUK, V.I.; HUMMEL, J.W.; MORGAN, M.T.; UPADHYAYA, S.K. On-the-go soil sensors for precision agriculture. Computers and Electronics in Agriculture, v.44, p.71-91, 2004.

ANDERSON, D.M.; ESTELL, R.E.; CIBILS, A.F. Spatiotemporal cattle data – a plea for protocol standardization. Positioning, v.4, p.115-136, 2013.

BAZZI, C. L.; SOUZA, E. G.; URIBE-OPAZO, M. A.; NÓBREGA, L. H.; ROCHA, D. M. Management zones definition using soil chemical and physical attributes in a soybean area. Engenharia Agrícola, v. 33, n. 5, p. 952-964, 2013.

BERNARDI, A. C. C.; BETTIOL, G. M.; FERREIRA, R. P.; SANTOS, K. E. L.; RABELLO, L. M.; INAMASU, R. Y. Spatial variability of soil properties and yield of a grazed alfalfa pasture in Brazil. Precision agriculture, v. 17, p. 737-752, 2016.

BERNARDI, A. C. C.; INAMASU, R. Y. Adoção da agricultura de precisão no Brasil. In: BERNARDI, A. C. C.; NAIME, J. M.; RESENDE, A. V.; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014. p. 559-577.

BERNARDI, A. C. C.; NAIME, J. M.; RESENDE, A. V.; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. 1. ed. Brasília: Embrapa, 2014. 596p

BERNARDI, A. C. C.; BETTIOL, G. M.; GREGO, C. R.; ANDRADE, R. G.; RABELLO, L. M.; INAMASU, R. Y. Ferramentas de agricultura de precisão como auxílio ao manejo da fertilidade do solo. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília v. 32, n. 1/2, p. 205-221, 2015.

BERRY, J.K., DELGADO, J.A., KHOSLA, R., PIERCE, F.J. Precision conservation for environmental sustainability. Journal of Soil and Water Conservation, n.58, v.6, p.332-339, 2003.

BERRY, J.K., DELGADO, J.A., PIERCE, F.J., KHOSLA, R. Applying spatial analysis for precision conservation across the landscape. Journal of Soil and Water Conservation, n.60, v.6, p.363-370, 2005.

BREDEMEIER, C.; VARIANI, C.; ALMEIDA, D.; ROSA, A. T. Estimativa do potencial produtivo em trigo utilizando sensor óptico ativo para adubação nitrogenada em taxa variável. Ciência Rural, v.43, n.7, p. 1147-1154, 2013.

BRETTEL, M.; FRIEDERICHSEN, N.; KELLER, M.; ROSENBERG, M. How virtualization, decentralization and network building change the manufacturing landscape: an industry 4.0 perspective. International Journal of Mechanical Engineering and Applications, v.8, n.1, p.37-44, 2014.

CAMBARDELLA, C. A.; KARLEN, D. L. Spatial analysis of soil fertility parameters. Precision Agriculture, v.1, p.5-14, 1999.

CHENG, X., ZHANG, Y., CHEN, Y., WU, Y., & YUE, Y. Pest identification via deep residual learning in complex background. Computers and Electronics in Agriculture, v. 141, p. 351-356, 2017.

COSTA, B. R. S.; OLDONI, H.; ROCHA JUNIOR, R. C.; BASSOI, L. H. Delimitação de zonas homogêneas em vinhedo por meio de análise geoestatística e multivariada de diferentes índices de vegetação. In: Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão, 2018, Curitiba. Construção dos dados na era da digitalização agrícola. Curitiba: AsBraAP, 2018. p. 45-51.

CRUVINEL, P. E.; KARAM, D.; BERALDO, J. M. G. Agricultura, precisão e manejo de plantas invasoras na cultura do milho. In: In: BERNARDI, A. C. C.; NAIME, J. M.; RESENDE, A. V.; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014.,v. 1, p. 135-156.

CRUVINEL, P.E.; KARAM, D.; BERALDO, J.M.G. Method for the precision application of herbicides in the controlling of weed species into a culture of maize. In: VII SINTAG, Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação, 14 a 16 de setembro – Uberlândia/MG, pp. 4, 2015.

EZENNE, G.I., L. JUPP, S.K. MANTEL, J.L. TANNER. Current and potential capabilities of UAS for crop water productivity in precision agriculture. Agricultural Water Management, 218:158-164, 2019.

DELGADO, J.A., BERRY, J.K. Advances in precision conservation. Advances in Agronomy, n.98, p.1-44, 2008.

FILIPPINI ALBA, J. M. Modelagem SIG em agricultura de precisão: conceitos, revisão e aplicações. In: BERNARDI, A. C. C.; NAIME, J. M.; RESENDE, A. V.; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014. p. 84-95.

GEBBERS, R.; ADAMCHUK, V.I. Precision agriculture and food security. Science, v.327, n.5967, p.828-31, 2010.

GREGO, C. R.; OLIVEIRA, A.; NOGUEIRA, S. F.; RODRIGUES, C. A. G.; BRANCALIÃO, S. R.; FURTADO, A.L.S. Estoque de carbono no solo e produtividade da cana-de-açúcar analisados quanto a variabilidade espacial. In: INAMASU, R.Y.; NAIME, J.M.; RESENDE, A.V.; BASSOI, L.H.; BERNARDI, A.C.C. (Ed.). Agricultura de precisão: um novo olhar. São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2011, v. 1, p. 240-244.

GREGO, C. R.; OLIVEIRA, R. P. Conceitos básicos da Geoestatística. In: OLIVEIRA, R. P.; GREGO, C.R.; BRANDAO, Z.N. (Ed.). Geoestatística aplicada na agricultura de precisão utilizando o Vesper. Brasília, DF: Embrapa, 2015. p. 41-62.

HAUG, S.; OSTERMANN, J. A crop/weed field image dataset for the evaluation of computer vision based precision agriculture tasks. In: European Conference on Computer Vision. Springer, Cham, 2014. p. 105-116.

HURTADO, S. M. C.; RESENDE, A. V.; SILVA, C. A.; CORAZZA, E. J.; SHIRATSUCHI, L. S. Variação espacial da resposta do milho à adubação nitrogenada de cobertura em lavoura no cerrado. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.44, n.3, p.300-309, 2009.

IBRAHIM, H. M.; HUGGINS, D. R. Spatio-temporal patterns of soil water storage under dryland agriculture at the watershed scale. Journal of Hydrology, n.404 p. 186-197, 2011.

INAMASU, R. Y.; BELLOTE, A. F. J.; LUCHIARI JUNIOR, A.; SHIRATSUCHI, L. S.; OLIVEIRA, P. A. V. de; BERNARDI, A. C. de C. Portfólio automação agrícola, pecuária e florestal. São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2016. 14 p. (Embrapa Instrumentação. Documentos, 60).

INAMASU, R.Y.; BERNARDI, A.C.C. Agricultura de precisão. In: BERNARDI, A.C.C.; NAIME, J.M.; RESENDE, A.V.; BASSOI, L.H.; INAMASU, R.Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014. p.21-33.

INAMASU, R.Y.; BERNARDI, A.C.C.; VAZ, C.M.P.; NAIME, J.M.; QUEIROS, L.R.; RESENDE, A.V.; VILELA, M.F.; JORGE, L.A.C.; BASSOI, L.H.; PEREZ, N.B.; FRAGALLE, E.P. Agricultura de precisão para a sustentabilidade de sistemas produtivos do agronegócio brasileiro. In: INAMASU, R.Y.; NAIME, J.M.; RESENDE, A.V.; BASSOI, L.H.; BERNARDI, A.C.C. (Ed.). Agricultura de precisão: um novo olhar. São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2011. p. 14-26.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 2010. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/

GOLDSTEIN, A., FINK, L., MEITIN, A., BOHADANA, S., LUTENBERG, O., & RAVID, G. Applying machine learning on sensor data for irrigation recommendations: revealing the agronomist’s tacit knowledge. Precision agriculture, v. 19, n. 3, p. 421-444, 2018.

GRINBLAT, G. L.; UZAL, L. C., LARESE, M. G.; GRANITTTO, P. M. . Deep learning for plant identification using vein morphological patterns. Computers and Electronics in Agriculture, v. 127, p. 418-424, 2016.

JORGE, L. A. C.; INAMASU, R. Y. Detecção do greening dos citrus por imagens multiespectrais. In: BERNARDI, A. C. C.; NAIME, J. M.; RESENDE, A. V.; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014. p.180 – 190.

KALOXYLOS, A.; EIGENMANN, R.; TEYE, F.; POLITOPOULOU, Z.; WOLFERT, S.; SHRANK, C.; DILLINGER, M.; LAMPROPOULOU, I.; ANTONIOU, E.; PESONEN, L.; NICOLE, H.; THOMAS, F.; ALONISTIOTI, N.; KOMENTZAS, G. Farm management systems and the Future Internet era. Computers and Electronics in Agriculture, 89, 130–144, 2012.

KITCHEN, N.R. Emerging technologies for real-time and integrated agriculture decisions. Computers and Electronics in Agriculture, 61: 1-3, 2008.

LEHMANN, R.J.; REICHE, R.; SCHIEFER, G. Future internet and the agri-food sector: state-of-the-art in literature and research. Comput Electron Agric; 89:158-174, 2012.

LIAO, Y.; DESCHAMPS, F.; LOURES, E.D.F.R.; RAMOS, L.F.P. Past, present and future of industry 4.0 - A systematic literature review and research agenda proposal. International Journal of Production Research, v.55, n.12, p.3609-3629, 2017.

LUCHIARI JUNIOR, A.; BORGHI, E.; AVANZI, J. C.; FREITAS, A. A.; BORTOLON, L.; BORTOLON, E. S. O.; INAMASU, R. Y. Zonas de manejo: teoria e prática. In: INAMASU, R. Y.; NAIME, J. M.; RESENDE, A. V.; BASSOI, L. H.; BERNARDI, A.C.C. (Ed.). Agricultura de precisão: um novo olhar. São Carlos, SP: Embrapa Instrumentação, 2011. p. 60-64.

MACHADO, P.L.O.A.; BERNARDI, A.C.C.; ALENCIA, L.I.O.; MOLIN, J.P.; GIMENEZ, L.M.; SILVA, C.A.; ANDRADE, A.G.A.; MADARI, B.E.; MEIRELLES, M.S.P.M. Mapeamento da condutividade elétrica e relação com a argila de Latossolo sob plantio direto. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.41, p.1023-1031, 2006.

MANYIKA, J.; CHUI, M.; MIREMADI, M.; BUGHIN, J.; GEORGE, K.; WILLMOTT, P.; DEWHURST, M. A future that works: Automation, employment, and productivity. McKinsey Global Institute, New York. 2017. Disponível em: https://www.mckinsey.com/global-themes/digital-disruption/harnessing-automation-for-a-future-that-works

McBRATNEY, A.; ODEH, I.O.A.; BISHOP, T.F.A.; DUNBAR, M.S.; SHATAR, T.M. An overview of pedometric techniques for use in soil survey. Geoderma, v. 97, n. 3-4, p. 293-327, 2000.

McBRATNEY, A.; WHELAN, B.; ANCEV, T.; BOUMA, J. Future directions of Precision Agriculture. Precision Agriculture, v.6, p.7-23, 2005.

MOLIN, J.P. Agricultura de Precisão: números do mercado brasileiro. Agricultura de Precisão - Boletim Técnico 03, ESALQ/USP, Piracicaba, 2017, 7p.

MULLA, D. J. Twenty-five years of remote sensing in precision agriculture: Key advances and remaining knowledge gaps. Biosystems Engineering, v 114, p.358-371, 2013.

NASCIMENTO, P. S. ; BASSOI, L. H.; SILVA, J. A.; COSTA, B. R. S. Zonas homogêneas de atributos do solo para o manejo de irrigação em pomar de videira. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 38, p. 1101-1113, 2014.

NUMATA, I. et al. Characterization of pasture biophysical properties and the impact of grazing intensity using remotely sensed data. Remote Sensing of Environment, v. 109, p. 314–327, 2007.

OLDONI, H.; BASSOI, L. H. Delineation of irrigation management zones in a Quartzipsamment of the Brazilian semiarid region. Pesquisa Agropecuaria Brasileira, v. 51, p. 1283-1294, 2016.

OLDONI, H. et al. Apparent soil electrical conductivity as a guidance for canopy management in vineyards. In: 5th Global Workshop on Proximal Soil Sensing, 2019, Columbia. PSS 2019. Columbia: USDA ARS / University of Missouri, 2019. p. 105-110.

OLDONI, H. et al. Delineamento de zonas de manejo de irrigação em vinhedo com base na granulometria do solo. In: Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão, 2018, Curitiba. Construção dos dados na era da digitalização agrícola. Curitiba: AsBraAP, 2018. p. 52-58.

PIVOTO, D. et al. Scientific development of smart farming technologies and their application in Brazil. Information Processing in Agriculture, 2017.

QUEIRÓS, L. R. et al. Análise das possibilidades e tendências do uso das tecnologias da informação e comunicação em agricultura de precisão. In: BERNARDI, A. C. C. (Orgs.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014. p. 97-108.

RABELLO, L. M.; BERNARDI, A. C. C.; INAMASU, R. Y. Condutividade elétrica aparente do solo. In: BERNARDI, A. C. C. et al. (Orgs.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014. p. 48-57.

SANTI, A. L. et al. Distribuição espaço-temporal de lagartas desfolhadoras e sua correlação com o rendimento de grãos na cultura da soja. In: BERNARDI, A.C.C. et al. (Orgs.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014. p. 260-266.

SANTOS, K. E. L. et al. Geoestatística e geoprocessamento na tomada de decisão do uso de insumos em uma pastagem. Brazilian Journal of Biosystems Engineering, v. 11, n. 3, p. 294-307, 2017.

SCHRAMMEL, B. M.; GEBLER, L. Utilização de ferramentas do SIG para agricultura de precisão no planejamento ambiental de uma pequena propriedade rural produtora de maçãs. In: INAMASU, R. Y. et al. (Orgs.). Agricultura de Precisão: Um novo olhar. 1 ed. São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2011, p. 222-226.

SCULL, P.; FRANKLIN, J.; CHADWICK, O.A.; MCARTHUR, D. Predictive soil mapping: a review. Progress in Physical Geography, v. 27, p. 171-197, 2003.

SHIRATSUCHI, L. S. et al. Sensoriamento Remoto: conceitos básicos e aplicações na Agricultura de Precisão. In: BERNARDI, A. C. C. et al. (Orgs.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília: Embrapa, 2014. p. 58-73.

SØRENSEN, C. G. et al. Conceptual model of a future farm management information system. Comput Electron Agric, 2010; 72(1): p. 37-47

SUNDMAEKER, H. et al. Internet of food and farm 2020. In: VERMESAN, O., FRIESS, P. (Orgs.). Digitising the industry: internet of things connecting physical, digital and virtual worlds. Peter Friess: River Publishers; 2016, p.129-151.

TILMAN, D. et al. Agricultural sustainability and intensive production practices. Nature, 418, 2002.

VERRUMA, A. A. et al. Soil and weed occurrence mapping and estimates of sugarcane production cost. Brazilian Journal of Biosystems Engineering, v. 11, n. 1, p. 68-78, 2017.

WOLFERT, J.; SØRENSEN, C. G.; GOENSE, D. A future internet collaboration platform for safe and healthy food from farm to fork. Annual SRII Global Conference, 2014. Proceedings… San Jose, CA, USA: SRII p. 266-273. 2014.

WOLFERT, S. et al. Big data in smart farming – a review. Agricultural Systems, v. 153, p. 69-80, 2017.

Downloads

Edição

Seção

Dossiês