Usabilidade e ergonomia nos jogos de Realidade Virtual

Autores

  • Paula Beltrão Zanotelli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais, São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Audrey Nasser Garcia Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais, São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2018i18p47-61

Palavras-chave:

Ergonomia, Usabilidade, Navegação, Jogos digitais, Realidade virtual

Resumo

O estudo examina aspectos ergonômicos durante a navegação nos ambientes de Realidade Virtual em jogos digitais, analisando as configurações de jogos de Realidade Virtual disponíveis no mercado. As questões são: Qual é ergonomicamente a melhor forma de apresentar a Realidade Virtual ao usuário? Onde a usabilidade e a imersão farão parte de uma proposta única e ajustada em que o usuário se sinta completamente imerso, com o maior grau de conforto e satisfação com seu uso?

Biografia do Autor

Paula Beltrão Zanotelli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Profissional da área de Ilustração, Animação e Designer para Jogos Digitais e Mídias online e offline. Mestranda no curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais na PUC-SP e Graduada em Desenho Industrial com Ênfase em Programação Visual.

Audrey Nasser Garcia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Profissional de TI e gestão de projetos em multinacionais. Mestranda no curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais na PUC-SP. Pós-Graduada em Comércio Exterior pelo Mackenzie e Desenho Publicitário pela Escola Panamericana de Artes. Atuante nas áreas de inovação e educação.

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Publicado

2018-12-05