EaD na escola presencial torna-se educação híbrida: reflexões sobre os desafios dos professores ao articular espaços presenciais e a distância da mobilidade digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2017i16p30-37

Palavras-chave:

Formação de professores, Mobilidade tecnológica, Metodologias ativas, Ensino híbrido

Resumo

Este artigo objetiva ponderar sobre alguns desafios que devem fazer parte da reflexão contemporânea sobre abordagens e inovações que os ambientes presenciais e móveis nas escolas que, direta e indiretamente, absorvem os diferenciais da Educação a distância em seu cotidiano por conta do formato do ensino híbrido. Essa reflexão visa tanto discutir a prática cotidiana quanto à formação de professores a partir do momento em que são projetadas mudanças substanciais no que se refere aos perfis, contextos, formas de mediações tecnológicas móveis, à oferta de tecnologias personalizadas digitais e às metodologias adequadas às demandas do ensino híbrido. As ponderações aqui apresentadas, na forma de sete desafios, foram extraídas de uma pesquisa mais ampla sobre o uso de aplicativos por jovens em seus dispositivos personalizados, em que se buscou responder à questão sobre o acesso e a oportunidade de aprendizagem. Esses aspectos sinalizam para uma preparação mais engajada dos professores, no sentido de construir redes de interação, com trabalhos de planejamento coletivos, incorporados a tecnologias de informação e comunicação. Dessa forma, constata-se que o professor, que se situa em meio a essas mudanças contínuas, deve ter um papel cada vez mais participativo, dialógico e promotor de boas parcerias, seja com seus colegas seja com alunos, a fim de refletir e superar esses desafios. O estudo foi pautado teoricamente em autores como Horn & Staker (2015), Christensen (2016), Bacich (2016), Almeida (2002), Garcia (2017), entre outros, que tratam o ensino híbrido e suas metodologias ativas, bem como os diferenciais da mobilidade tecnológica.

Biografia do Autor

Marilene Santana dos Santos Garcia, Centro Universitário Internacional, Curitiba, Paraná, Brasil.

Concluiu graduação em três cursos em Letras: Português, Alemão e Lingüística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH-USP (1982), graduação em Pedagogia pela UNINTER-PR (2018), mestrado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP (1988)/ Universidade de Freiburg - Alemanha e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1994)/Universidade de Oldenburg - Alemanha, com bolsa do DAAD (Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão). Realizou estudos de E-Learning - EAD - na Freie Universität Berlin (2011) e de gestão educacional na Technische Universität Dresden (2007). Conduziu, com bolsa do CNPq - de 2014 a 2016, pesquisa de Pós-Doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital - TIDD - Departamento de Computação da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias - PUC-SP sobre Mobile-learning, aplicativos e teorias de aprendizagem de línguas.

Referências

ALMEIDA, Leandro. Cognição e aprendizagem: como a sua aproximação conceptual pode favorecer o desempenho cognitivo e a realização escolar. In: Psicologia: teoria, investigação e prática, I (1), 17-32, 1996.

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

BACICH, Lilian. Minha experiência na formação de professores para o ensino híbrido. In: Infogeek. Out, 2016. Disponível em: info.geekie.com.br/formacao-ensino-hibrido. Acesso em: 12 de mar. 2017.

BILIC, Bill. O que é a aprendizagem adaptativa. In: Formação, educação e tecnologia, 2015. Disponível em: d2l.com/pt-br/blog/o-que-e-a-aprendizagem-adaptativa. Acesso em: 12 de mar. 2017.

CHRISTENSEN, Clayton M. O ensino híbrido permite ao professor usar o tempo de modo mais eficiente? In: Porvir, 2016. Disponível em: porvir.org/ensino-hibrido-permite-ao-professor-usar-tempo-de-modo-mais-eficiente. Acesso em: 11 de mar. 2017.

DINIZ, Ana Maria; Mizne, Denis; BACHICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de M. Apresentação à edição brasileira. In: HORN, Michael; STAKER, Heather. (Orgs.). Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

GARCIA, Marilene S. S. Mobilidade tecnológica e planejamento didático. São Paulo: Editora Senac-SP, 2017.

GOLEMAN, Daniel. Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso. São Paulo: Editora Objetiva, 2014.

HORN, Michael; STAKER, Heather (Orgs.). Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.

VICKERY, Anitta. Aprendizagem ativa: nos anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Penso, 2016.

Downloads

Publicado

2018-03-15