FORMAÇÃO DE “MISSIONÁRIOS PROFETAS”: A CENTRALIDADE DAS NARRATIVAS NO MÉTODO DE FORMAÇÃO DAS EFM DO NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Alzirinha Rocha de Souza Universidade Católica de Penambuco UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.19143/2236-9937.2018v8n15p65-91

Resumo

Entre as diversas formas de desenvolvimento do processo de evangelização, encontra-se a formação, tema continuamente importante e pertinente. Nesse sentido, apresentamos no presente artigo a primeira parte de nossa pesquisa de pós-doutorado, para a qual utilizamos não somente os referenciais teóricos, mas – e sobretudo – elementos de entrevistas realizadas com participantes desse processo de formação. Para tanto, centramo-nos na análise do processo de formação de leigos missionários no Nordeste do Brasil, no projeto das Escolas de Formação Missionária, fundadas por José Comblin. Como estruturação do texto, partimos da história da construção das escolas, da análise teológica-contextual, para finalmente entrarmos na análise de sua metodologia e da centralidade das narrativas nesse processo, que demonstra a compreensão que José Comblin tinha do “fazer teológico”, dada pela prioridade de fazer cumprir “o papel social da teologia”, isto é, fazer-se entender por seus destinatários a partir de seus referenciais. Para a análise dos elementos narrativos, associamos o instrumental de Paul Ricœur, principalmente no que tange à compreensão das narrativas proféticas.

Palavras-chave: José Comblin, método, narrativas, leigos, formação, profecia

Biografia do Autor

Alzirinha Rocha de Souza, Universidade Católica de Penambuco UNICAP

Bacharel em Teologia PUCSP

Mestre em Teologia Universidad San Dámaso Madrid Espanha

Doutora em Teologia Université Catholique de Louvain Bélgica 

Membro da Société International Théologie Pratique France (SITP)

Profa. do Programa de Pós Graduação e graduação Universidade Católica de Pernambuco

Referências

CARVALHEIRA, Marcelo. O tipo de padre que a Igreja espera após o Vaticano II. In: Revista Eclesiástica Brasileira 26, (1966), p.356-371.

CARVALHO, Carlos Alberto. A tríplice mimese de Paul Ricœur como fundamento para o processo de mediação jornalística. Compos PUC-Rio: Rio de Janeiro, p.3.

Disponível em: http://compos.com.puc-rio.br/media/gt9_carlos_%20alberto_carvalho.pdf. Acesso em: 30/01/2018. p.3 e 4.

COMBLIN, José. Teología. ¿Qué clase de servicio? In: GIBELLINI, Rosino (org.). La nueva frontera de teología en América Latina. Salamanca: Sígueme, 1977, p. 63-81.

COMBLIN, José. O novo ministério de missionário na América Latina. In: Revista Eclesiástica Brasileira160 (1980), p. 627.

COMBLIN, José. Curso Básico para animadores de comunidades. São Paulo: Paulinas, 1987.

COMBLIN, José. A Novidade de Jesus. São Paulo: Paulinas, 1986.

COMBLIN, José. Curso Popular de História da Igreja. São Paulo: Paulus, 1993.

COMBLIN, José. Breve curso de Teologia.

COMBLIN, José. O Espírito Santo e sua missão. São Paulo: Paulinas, 1984.

COMBLIN, José. A Igreja e sua missão no mundo. São Paulo: Paulinas, 1985.

COMBLIN, José. A sabedoria cristã. São Paulo: Paulinas, 1986.

COMBLIN, José. Teologia da Missão. Petrópolis: Vozes, 1973, p. 61. COMBLIN, José. Algumas questões a partir da prática das Comunidades Eclesiais de Base no Nordeste. In: Revista Eclesiástica Brasileira 198 (1990), p. 335-381.

DUCROT, Oswald; SCHAEFFER, Jean Marie. Nouveau dictionnaire encyclopédique des sciences du langage. Paris: Ed. Seuil, 1995, p. 1323.

RICŒUR, Paul. Temps et Récit I. Paris: Seuil, 1983.

RICŒUR, Paul, Soi-même comme un autre. Paris: Seuil, 1990.

RICŒUR, Paul. A Memória, a história e o esquecimento. Campinas: Editora Unicamp, 2007.

RICŒUR, Paul. Parcours de la Reconnaissance. Stock, 2004.

RICŒUR, Paul. Devenir capable, être reconnu. Revista Esprit, n.7., julho, 2005, p.125-129 (citação p.128).

RICŒUR, Paul. Mythe as the Bearer of Possible Worlds (Diálogo com Richard Kearney). In: Mario J. VALDÉS (ed.). A Ricœur Reader: Reflection and Imagination. New York: Harvest Wheatsheaf, 1991.

RICŒUR, Paul. Le sujet convoqué. A l’école des récits de vocation prophétique. In : Revue de l’Institut catholique de Paris, 28, 1988, p. 83-99.

SOUZA, A. La desconexión entre la acción y la esperanza en el pensamiento de José Comblin, Tese (Doutorado). Université catholique de Louvain, Bélgica, 2014.

THOMASSET, Alain. Personnages bibliques et « formation » éthique des lecteurs. In: FOCANT, Camille; WENIN, André (éd.). La Bible en récits 2 (BETL). Leuven: Peeters – University Press, 2005, p73-94.

THOMASSET, Alain s.j, (Centre Sèvre, Paris) realizada em 24/11/2017 na UNICAP com o título Paul Ricœur na base de uma ética hermenêutica e narrativa, enraizada em uma ontologia da ação. Texto não publicado.

VIAU, Marcel. De la théologie pastorale à la théologie pratique, In : ROUTHIER, Gilles; VIAU, Marcel. Précis de théologie pratique, Novalis-Lumen Vitae, 2007. 2e édition, p. 41-53.

ARQUIVOS

BARRA, ARQUIVO PESSOAL MÔNICA MUGGLER (AMM), Documento II, Formando para a missão.

BARRA, ARQUIVO PESSOAL MÔNICA MUGGLER (AMM), Documento V, Escolas de Formação Missionária Terceiro Seminário 2001, p. 5. Los órganos extranjeros son especialmente Adveniat Alemania y CMC Holanda.

BARRA, ARQUIVO PESSOAL MÔNICA MUGGLER (AMM), Documento III, Escolas de Formação Misionária. Relatório do Seminário de avaliação. 10 a 12 de abril de 2007, p. 6.

BARRA, ARQUIVO PESSOAL MÔNICA MUGGLER (AMM), Breve histórico das Escolas de Formação Missionária, p.1. Ese material, fue adaptado del curso de catequesis organizado en Talca – Chili y nuevamente revisado y reestructurado cuando del Tercero Seminario de las Escuelas de Formación Misionaria realizado en agosto de 2011.

LEUVEN, ARQUIVO PESSOAL CARL LAGA (ACL), Lettre de José Comblin, 27/11/1991.

LEUVEN, ARQUIVO PESSOAL CARL LAGA (ACL), Lettre de José Comblin, 27/11/1991.

LEUVEN, ARQUIVO PESSOAL CARL LAGA (ACL), Lettre de José Comblin, 20/09/2000.

ENTREVISTAS

CALADO, Aldo Júlio. Entrevista realizada em 12/10/2017 em João Pessoa.

Downloads

Publicado

2018-07-14

Como Citar

Souza, A. R. de. (2018). FORMAÇÃO DE “MISSIONÁRIOS PROFETAS”: A CENTRALIDADE DAS NARRATIVAS NO MÉTODO DE FORMAÇÃO DAS EFM DO NORDESTE DO BRASIL. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 8(15), 65–91. https://doi.org/10.19143/2236-9937.2018v8n15p65-91