Letras imortais: a presença das ideias espíritas / espiritualistas na obra de autores clássicos da literatura americana e europeia do século XIX

Autores

  • Rodrigo Portella Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vinícius Lara da Costa

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v20p280-301

Resumo

Abordando as relações entre vida e morte, o modern spiritualism norte americano e o espiritismo francês se converteram em movimentos de caráter religioso muito rapidamente a partir da segunda metade do séc. XIX. Além de obras produzidas por apologéticos da causa, ocorreu movimento interessante de identificação de vários autores da literatura clássica com as ideias do contato com o mundo invisível. A partir desta leitura, nos deparamos com relatos auto biográficos e literários significativos nas obras de Arthur Conan Doyle, Harriet Beecher Stowe e Victor Hugo. O objetivo deste trabalho é identificar, destacar e analisar a presença das idéias espiritualistas na produção de alguns escritores do século XIX, estabelecendo relações possíveis entre a penetração social do modern spiritualism e a construção de um imaginário religioso moderno através da literatura.

Biografia do Autor

Rodrigo Portella, Universidade Federal de Juiz de Fora

* Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora – Brasil. Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Vinícius Lara da Costa

Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.

Downloads

Publicado

2020-05-09

Como Citar

Portella, R., & da Costa, V. L. (2020). Letras imortais: a presença das ideias espíritas / espiritualistas na obra de autores clássicos da literatura americana e europeia do século XIX. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 10(20), 280–301. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v20p280-301