Agora sei falar: o judaísmo em O Gato do Rabino

Autores

  • Cristine Fortes Lia Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Daniel Clós Cesar Instituto Federal de Bento Gonçalves.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2019v19p13-39

Palavras-chave:

judaísmo, literatura, religião, histórias em quadrinhos

Resumo

A história de um gato que aprende a falar e dialoga com seu rabino, na Argélia, no início do século XX, remete, em um primeiro momento, a uma narrativa infantil da literatura judaica. No entanto, não existe nenhuma ingenuidade no debate proposto pelo pequeno felino. A obra de Joann Sfar revela a complexidade da fé e da existência de suas comunidades religiosas. Mais que isso, identifica a relação entre a literatura e a religião como elementos identitários judaicos, bem como, o significado da palavra na identidade religiosa dos judeus. Este estudo se ocupa da análise da obra O Gato do Rabino como forma de transmissão dos valores judaicos, relacionando a literatura contemporânea das histórias em quadrinhos com a religiosidade. Analisa, também, a relevância dos quadrinhos nos espaços de aprendizagem, como mecanismo que instrumentalize para o diálogo inter-religioso e de tolerância.

Biografia do Autor

Cristine Fortes Lia, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Mestre em História pela UNISINOS. Doutora em História pela PUCRS. Professora do Curso de História, do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Caxias do Sul – UCS.

Daniel Clós Cesar, Instituto Federal de Bento Gonçalves.

Mestre em História pela Universidade de Caxias do Sul. Professor do Instituto Federal de Bento Gonçalves – RS.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Fortes Lia, C., & Clós Cesar, D. (2019). Agora sei falar: o judaísmo em O Gato do Rabino. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 9(19), 13–39. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2019v19p13-39