A PRODUÇÃO DA LEITURA NA ENUNCIAÇÃO DIDÁTICA

Autores

  • Anderson Ferreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC-SP
  • Cristiane da Silva Ferreira IFMT-Campus Avançado Diamantino
  • Jarbas Vargas Nascimento Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP e Universidade Federal do Espírito Santo- UFES.

Palavras-chave:

Leitura discursiva. Livro didático. Análise do Discurso.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir o modo pelo qual o livro didático viabiliza a questão da leitura em sua enunciação e, especificamente, verificar a produção da leitura discursiva nos anos finais do Ensino Fundamental II. Selecionamo como corpus o livro didático de Cereja & Cochar, Português Linguagens 9º ano do Ensino Fundamental II. Deste livro retiramos dois textos, tomados como discurso, para produção da análise. Privilegiamos como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso em sua perspectiva enunciativo-discursiva, em particular, os estudos propostos por Dominique Maingueneau acerca das noções de condições sócio-históricas e culturais de produção, interdiscurso e cenas da enunciação. Como resultado, observamos que o livro didático em consonância como os documentos oficiais, ultrapassaram as fronteiras geográficas dos grandes centros, no entanto, o modo de tratamento de apreensão dos gêneros de discurso e suas coordenadas não mudaram de forma significativa, apagando, de certo modo, o polo da recepção do discurso.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anderson Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC-SP

Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, com estágio sanduíche pela Universidade do Minho – ILCH, Portugal. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Graduado em Letras/Literatura pela Universidade Guarulhos - UNG.  Desenvolve pesquisa na área de Língua Portuguesa, tendo como enfoques o estudo do texto e do discurso nas modalidades oral e escrita e a leitura como prática discursiva. No momento, é membro do grupo de pesquisa "Memória e Cultura da Língua Portuguesa escrita no Brasil" do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP

Cristiane da Silva Ferreira, IFMT-Campus Avançado Diamantino

Doutora e mestra em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Graduada em Letras/Português- Espanhol pela Universidade de Sorocaba (2001). É membro do Grupo de Pesquisa "Memória e Cultura na Língua Portuguesa escrita no Brasil", da PUC/SP, sob a liderança do Prof. Dr. Jarbas Vargas Nascimento. É professora efetiva do IFMT-Campus Avançado Diamantino, ministrando a disciplina de Português/Literatura.

Jarbas Vargas Nascimento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP e Universidade Federal do Espírito Santo- UFES.

Pós-doutor na área de Letras, pela UNESP - Campus Assis. Doutor em Letras (Semiótica e Linguística Geral) pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Língua Português/Francês pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira - SP. É professor titular do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP. Professor voluntário do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo- UFES. Foi professor efetivo na Rede Pública estadual de Ensino e na Rede Privada e, nos últimos anos, vem se dedicando ao magistério superior na graduação, na extensão e na pós-graduação, desenvolvendo pesquisas na área de Letras, relacionadas à História e Descrição do Português, à Análise do Discurso e ao ensino de língua portuguesa. Orientador de pesquisas de iniciação científica, monografias de conclusão de pós-graduação lato sensu, dissertações e teses na área de língua portuguesa e linguística. É líder do Grupo de Pesquisa Memória e Cultura na Língua Portuguesa Escrita no Brasil, cadastrado no Diretório do CNPq; é membro pesquisador do Grupo de Pesquisa A escrita no Brasil Colonial e suas relações, cadastrado no CNPq. Ocupou vários cargos de gestão acadêmica. Na Unifec - Universidade de Formação, Educação e Cultura, atuou como Pró-Reitor Adjunto da Graduação. Na Universidade Braz Cubas, foi Chefe de Departamento, Coordenador de Curso de Graduação em Letras e em História, Diretor do Centro de Ciências Humanas e Saúde. Na PUC-SP, foi Chefe de Departamento, vice-Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa e Pró-Reitor de Cultura e Relações Comunitárias, entre os anos de 2013 a 2016.

Downloads

Publicado

2018-12-19