O ENSINO DO VOCABULÁRIO PARA APRENDIZES DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

Palavras-chave:

Português Língua Estrangeira

Resumo

A designação de um lexema, em situações de uso, pelo aprendiz de PLE, implica não só o conhecimento de sua definição lexicográfica, como também o conhecimento enciclopédico desse lexema. Para tanto, fundamenta-se no Modelo Semântico Reformulado, proposto por Eco (1976), que possibilita compreender os sememas de um dado lexema como percursos de leitura, pelo encaixe de cada representação semântica em seleções contextuais. Na comunicação, o aprendiz de PLE, com auxílio dessas seleções contextuais, pode construir percursos de leitura e expandir seu repertório vocabular pela análise dos semas do semema e interpretar o lexema como uma rede complexa de unidades culturais e de cadeias intertextuais. Nessa perspectiva, objetiva-se propor estratégias teórico-metodológicas para o estudo do vocabulário da língua portuguesa, em processos comunicativos e interculturais no contexto de ensino-aprendizagem de PLE, de modo a que o aprendiz desenvolva competências léxicas e enciclopédicas, que maximizem sua performance como leitor em língua portuguesa. 

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Biografia do Autor

Lêda Pires Corrêa, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP, onde atuou como professora por dez anos (1996-2006). Atualmente, é professora associada do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), desde julho de 2006. Pesquisa e ensina Português Língua Estrangeira há 15 anos, com orientações de mestrado e publicações na área e emPortuguês língua Materna, com especificidade em lexicologia, lexicografia. Membro efetivo do GT de Lexicologia da ANPOLL. É líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Lexicologia (GIPLEX/CNPq).

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Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Dossiê: Português Língua Estrangeira