O USO DAS ASPAS E DAS FOTOGRAFIAS EM TEXTOS DE JORNAIS ON-LINE

Autores

  • Eliane Aparecida Miqueletti Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Comunicação, Artes e Letras. Curso de Letras.
  • Larissa Nugoli Zago Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Comunicação, Artes e Letras. Curso de Letras.

Palavras-chave:

leitura. Semiótica francesa. Escolhas discursivas.

Resumo

Este trabalho, resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, apresenta o corpus coletado e algumas reflexões teóricas e analíticas sobre escolhas discursivas em textos envolvendo a questão indígena, publicados por jornais on-line de Dourados-MS. Em uma perspectiva qualitativa, a metodologia integrou a coleta de textos, publicados em 2018, a partir da ferramenta de busca disponível nos sites de dois jornais on-line, o Douradosnews e o Douradosagora. Entre as escolhas discursivas, pontua o uso das aspas para marcar o discurso do outro e destacar informações guiando a leitura dos textos e a construção da fotografia, juntamente com a legenda, aliada à argumentação em torno de determinado sentido. O aporte teórico principal é à semiótica francesa. A pesquisa indica a importância da leitura atenta às escolhas realizadas pelos enunciadores dos textos jornalísticos, inclusive tendo em vista a construção da relação entre indígenas e não indígenas da região de Dourados.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Aparecida Miqueletti, Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Comunicação, Artes e Letras. Curso de Letras.

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Comunicação, Artes e Letras. Curso de Letras. Àreas de atuação: Semiótica discursiva, Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa, Formação docente e o ensino de Língua Portuguesa. 

Larissa Nugoli Zago, Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Comunicação, Artes e Letras. Curso de Letras.

Graduanda da Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Comunicação, Artes e Letras. Curso de Letras.

Downloads

Publicado

2019-12-29