Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista CAFI - Contabilidade, Atuária, Finanças & Informação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista CAFI publica, semestralmente, artigos originais de pesquisa, em português, inglês ou espanhol, um volumes por ano, sendo que cada volume conta com dois números, um lançado até o final do primeiro semestre de cada ano, e o outro próximo ao final do segundo semestre.

Preparação de Manuscritos:

A submissão dos artigos implica que não tenham sido publicados, nem foram enviados para avaliação com o objetivo de serem publicados em outra revista.

A submissão deverá ser online, sendo que alguns cuidados devem ser tomados para se preparar um manuscrito com apresentação precisa. As instruções devem ser lidas cuidadosamente e seguidas integralmente. Dessa forma, a avaliação e publicação de seu artigo poderão ser feitas com mais eficiência e rapidez. Os editores reservam-se o direito de devolver artigos que não estejam de acordo com estas instruções.

Embora os artigos possam ter o tamanho necessário para a apresentação concisa e discussão dos dados, artigos sucintos e cuidadosamente preparados têm preferência. O trabalho deverá ter, no máximo,  5.500 caracteres, incluindo tabelas e figuras.

As provas serão enviadas aos autores para uma revisão final (restrita a erros) e deverão ser devolvidas imediatamente. Depois de aceitos nenhuma modificação será realizada.

Os trabalhos devem obedecer às seguintes recomendações gerais:

Ser digitado em papel tipo A4, com espaçamento de 1,5, margens de 3 cm à esquerda e 2 cm à direita, superior e inferior com alinhamento justificado, fonte "Times New Roman", tamanho 12.

Tipos de trabalhos:

ARTIGOS: Sempre que possível, os artigos devem ser subdivididos nas seguintes partes: Página de rosto (contendo título do trabalho (em português e inglês), nomes dos autores e instituição, Resumo, palavras-chave, Abstract e Key-words. 1. Introdução; 2. Referencial Teórico; 3. Materiais e Métodos ou Metodologia; 4. Resultados; 5. Conclusões ou Considerações Finais; Referências.

 

Preparação do texto:

O título (fonte 12), escrito em letras maiúsculas, deve dar uma idéia precisa do conteúdo e ser o mais curto possível. Devendo ser seguido pelo nome completo dos autores com as iniciais em letras maiúsculas (fonte 12) e o endereço (fonte 12) da instituição onde o trabalho foi executado. Os nomes dos autores devem constar sempre na sua ordem correta, sem inversões. Usar & para ligar o último co-autor aos antecedentes. Deve ser deixado um espaço entre o título do artigo e o nome dos autores, e entre o nome dos autores e o endereço da instituição. Os textos do resumo e abstract vem logo abaixo dos cabeçalhos Resumo e Abstract. As palavras-chave vem em seguida. No restante do texto, deve se deixar um espaço entre os cabeçalhos (Introdução, Materiais e Métodos, etc) e o texto. Esses cabeçalhos devem ser digitados com letras maiúsculas (fonte 12). Não deixar espaços entre os parágrafos do texto. Os parágrafos devem ser tabulados.

O Abstract e o Resumo (100-250 palavras) devem conter as mesmas informações e sempre sumariar resultados e conclusões.

Palavras-chave e Key-words. Os autores devem fornecer três a seis palavras-chave (key-words) que serão usadas na indexação do trabalho.

Palavras em outros idiomas devem aparecer em itálico e numerais arábicos até 10, escritos por extenso.

Abreviaturas. As abreviaturas devem ser definidas em sua primeira ocorrência no texto, exceto no caso de abreviaturas padrão e oficial. Unidades e seus símbolos devem estar de acordo com os aprovados pela ABNT.

Tabelas e figuras. Tabelas e figuras, numeradas consecutivamente com numerais arábicos devem ser inseridas no local apropriado no corpo do texto. Devendo ser utilizados somente para apresentar os dados que não podem ser descritos no texto. Os autores deverão limitar as tabelas e as figuras ao estritamente necessário. As tabelas e figuras deverão ter seu próprio título.  Na preparação do material ilustrativo e das tabelas, deve-se ter em mente o tamanho da página útil. As legendas de figuras devem vir abaixo das mesmas, enquanto para as tabelas a legenda vem acima.

Referências no texto devem ser citadas no local apropriado pelo(s) nome(s) do(s) autor(es) e ano (p. ex.: Silva, 2009; Silva & Moreira, 1996; Silva et al., 1997). Dois ou mais artigos do mesmo autor no mesmo ano devem ser distinguidos por letras (p. ex.: Silva, 2004a; Silva, 2004b). Referências a teses, abstracts de reuniões, simpósios e artigos em preparo ou submetidos, mas ainda não aceitos, podem ser citados no texto como (Silva, dados não publicados) e não devem ser incluídos na lista de referências.

Uma lista de referências, em ordem alfabética do primeiro autor (fonte 12), deve aparecer no final do manuscrito. Todas as referências na lista devem ser indicadas em algum ponto no texto e vice-versa. O último co-autor deve ser ligado aos demais por &.



Exemplos de referências são fornecidas abaixo:

Artigos de periódicos:

Mantovani, W. & Martins, F.R. 1988. Variações fenológicas das espécies do cerrado da Reserva Bilógica de Moji Guaçu, estado de São Paulo.Revista Brasileira de Botânica 11: 101-112.

Pandey, A. 1992. Recent developments in solid state fermentation. Science 27: 109-117

 

Dissertações e Teses:

Batalha, M.A. 1997. Análise da vegetação da ARIE Cerrado Pé-de-Gigante (Santa Rita do Passa Quatro, SP). Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Chang, C.W. 1975. Effect of fluoride pollution on plants and cattle. PhD Thesis, Banaras Hindu University, Varanasi.

 

Livros:

Massaud, M. 1974. A literatura portuguesa. Ed. Cultrix, São Paulo.

Pandey, A. 1998. Threads of Life. National Institute of Science Communication, New Delhi.

 

Capítulos de livros:

Woody, R.W. 1974. Studies of theoretical circular dichroism of Polipeptides: contributions of B-turns. In: Blouts, E.R.; Tchov T.P. & Kouws A.Z. (Eds), Peptides, polypeptides and proteins.J Wiley & Sons, New York. pp. 338-350.

de La Ronciére, C. 1990. A vida privada dos notáveis toscanos no limiar da Renascença. In: Duby, G. (Ed), História da vida privada: da Europa Feudal à Renascença. Companhia das Letras, São Paulo. pp: 163-309.

 

Conferências:

Davison, A.W. 1982. Uptake, transport and accumulation of soil and airborne fluorides by vegetation. 6th International Fluoride Symposium, 1-3 May, Logan.

Bohnenberger, J.C. 2001. Contaminação por esgotos domésticos e industriais. I Encontro de Preservação de Mananciais da Zona da Mata Mineira, 20-21 Junho, Viçosa.

 

Enciclopédias, Dicionários e Obras literárias:

Enciclopédia Barsa. 1989. Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações, Rio de Janeiro – São Paulo.

Houaiss, A. & Villar, M.S. 2001. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Ed. Objetiva, Rio de Janeiro.

Assis, M. Dom Casmurro. 28° edição, Ed. Ática, São Paulo.

A Bíblia Sagrada. Traduzida pelo Pe. João Ferreira d'Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil, Rio de Janeiro.

 

Relatórios Técnicos:

Relatório de Sustentabilidade. 2006. Rodriguez, R.D. & Oyakawa, T. (Eds). Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.

 

Sites: http://www.mma.gov.br - Acesso em: 25 de janeiro de 2009.

Recomendações Finais: Antes de remeter seu trabalho, preparado de acordo com as instruções anteriores, verifique os seguintes itens: correção gramatical, correspondência entre os trabalhos citados no texto e os referidos na bibliografia, tabelas e figuras em arábico, correspondência entre os números de tabelas e figuras citadas no texto e os referidos em cada um e posição correta das legendas e uma bibliografia atualizada e consistente para o trabalho artigo proposto.

Observações Gerais

a) A recepção de textos para publicação é contínua ao longo de todo o ano.

b) O Conselho Editorial não aceitará textos fora das normas estabelecidas e reserva-se o direito da decisão final quanto à publicação dos mesmos;

c) Uma vez publicados os trabalhos, a Revista CAFI se reserva todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução, com a devida citação da fonte;

d) os textos devem ser enviados após rigorosa revisão ortográfica. O artigo deve ter sido perfeitamente revisado;

e) o conteúdo dos artigos é de total e exclusiva responsabilidade dos autores que cedem, previamente, os direitos autorais à Revista CAFI.

f) Após a edição 12 serão aceitos apenas artigos com até 4 autores.

g) Não há qualquer cobrança aos autores para submissão, revisão, processamento, pareceres e publicações.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.

2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.

 

Após o artigo aprovado, o autor principral deverá enviar  declaração, conforme o modelo:

 

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC/SP

AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO

(Nome do autor), portador do documento de identidade n° ____ (no caso de vários autores citar todos),  autorizo ( ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade pela Revista CAFI, em meio eletrônico.

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

Dados de todos os autores:

Nome completo:

Instituição:

E-mail:

Telefone:

Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.

Assinatura do autor principal: ____________________________________

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.