Controle das contas a pagar e receber de um pequeno negócio: estudo de caso de uma escola de idiomas.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/cafi.v2i1.40933

Resumo

O presente trabalho buscou demonstrar e analisar através de um estudo de caso os controles e métodos utilizados por um microempreendedor individual para administrar sua empresa que tem como atividade o ensino de idiomas. O estudo proposto foi realizado na escola de idiomas You Start, a qual foi aberta em 2016, foram verificados quais são os tipos de controles utilizados pelo administrador em relação as contas a receber e a pagar. A metodologia segue a linha de uma pesquisa exploratória e descritiva, sendo que o método utilizado é um estudo de caso. Assim, foi selecionado um questionário e realizada uma entrevista com o administrador, onde respondeu um questionário dissertativo, além de responder 30 questões, separadas em 15 para o controle das contas a receber e 15 para o controle das contas a pagar que foram comparadas com a norma de verificação. Os resultados evidenciam que mesmo com o pouco tempo de experiência do administrador, foi constatado que o negócio vem mantendo um controle adequado das suas contas a pagar e receber, porém existem pontos de melhoria que podem auxiliar no processo de estruturação da empresa, como por exemplo a estruturação do controle de fluxo de caixa.

Biografia do Autor

Rodolfo Vieira Nunes, Faculdade FIPECAFI

Mestre em Controladoria e Finanças pela Faculdade FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras).

George André Willrich Sales, Faculdade FIPECAFI

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM

Daniela Martins de Assis, Faculdade FIPECAFI

Pós-Graduada (MBA) em Contabilidade, Controladoria e Finanças pela Faculdade FIPECAFI

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Publicado

2019-01-02

Como Citar

Nunes, R. V., Sales, G. A. W., & de Assis, D. M. (2019). Controle das contas a pagar e receber de um pequeno negócio: estudo de caso de uma escola de idiomas. CAFI, 2(1), 112–128. https://doi.org/10.23925/cafi.v2i1.40933