CONTRATOS INTERNACIONAIS E OS SMART CONTRACTS: ENTRE A TRADIÇÃO E A INOVAÇÃO

Autores

  • Vitor Silva Moraes Pós-Graduação em Direito da PUC/SP.

Palavras-chave:

direito internacional, comércio internacional, contratos internacionais, smart contracts, blockchain.

Resumo

Todo instituto jurídico é influenciado pelo contexto socioeconômico no qual se insere ao longo da História, e o contrato não é exceção. Ele sofre as adaptações necessárias para melhor corresponder às demandas dessa atividade humana. Assim é que a forma, as regras e o conteúdo dos contratos variam de acordo com a época e o meio social nos quais são produzidos. Portanto, é tarefa do Direito dos Contratos se adaptar e reformular consoante as necessidades e expectativas da sociedade em cada época, em especial no tocante ao comércio, que hoje experimenta os impactos das grandes transformações causadas contribuição da tecnologia ao comércio internacional. Nesse contexto, surgem os smart contracts internacionais, contratos internacionais autoexecutáveis baseados em tecnologia não-criptografável, que permite o gerenciamento da performance contratual das partes e a execução automática do contrato. O presente trabalho visa a analisar tal instrumento enquanto alternativa tecnológica viável a fornecer maior eficácia, rapidez e segurança ao comércio internacional.

Biografia do Autor

Vitor Silva Moraes, Pós-Graduação em Direito da PUC/SP.

Advogado graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará, Mestrando em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Referências

BAPTISTA, Luiz Olavo. Contratos Internacionais. São Paulo, Lex Editora. 2010.

CHATILLON, Stéphane. Le contrat international, 3ª ed. Paris, Vuibert. 2007.

CRETELLA NETO, José. Contratos Internacionais do Comércio. São Paulo, Lets Total Media Creative Projects. 2016.

JR., Lauro Gama. Contratos Internacionais à luz dos princípios do UNIDROIT 2004: soft law, arbitragem e jurisdição. Rio de Janeiro, Renovar. 2006.

MELO, Jairo Silva. Contratos Internacionais e cláusulas hardship. São Paulo: Saraiva, 2001.

RODAS, João Grandino. Contratos Internacionais, 3ª ed. São Paulo, Editora Revista dos Tribunais. 2002.

SILVEIRA, Vladmir Oliveira da. A Cláusula de Hardship nos contratos de comércio internacional. Revista Tributária e de Finanças Públicas, vol. 65/2005. p. 243 - 275.

STRENGER, Irineu. Contratos Internacionais do Comércio, 4ª ed. São Paulo, LTr. 2003.

SZABO, Nick. Formalizing and Securing Relationships on Public Networks. First Monday 2, nº 9 (1º de setembro de 1997). Disponível em: https://ojphi.org/ojs/index.php/fm/article/view/548/469 (Acesso em 09/11/2018).

TRIANTIS, George G. The Efficiency of Vague Contract Terms: A Response to the Scharz-Scott Theory of U.C.C. Lousiana Law Review n. 62. 2002, p. 1065-1079

MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil vol. 5: direito das obrigações, 2ª parte. 39ª ed. São Paulo: Saraiva. 2012.

WRIGHT e DE FILIPPI, Aaron e Primavera. Blockchain and the Law. London, Harvard University Press, 2018.

Downloads

Publicado

2019-07-13

Edição

Seção

Artigos