Primeiras aprendizagens matemáticas com o Geogebra

Autores

Palavras-chave:

Geogebra, Visualização, simetria de reflexão

Resumo

Resumo: Como supervisora há vários anos na área de Matemática na Prática de Ensino Supervisionada na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB procurei motivar os professores estagiários e os orientadores cooperantes a explorar o Geogebra na aprendizagem de conteúdos do domínio da Geometria. Neste artigo irão ser apresentados dois estudos de aula, um protagonizado pelo professor estagiário e outro pelo orientador cooperante, com recolha de elementos diferenciados e complementares. Como a experiência profissional nos diz que os estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem dos conteúdos relacionados com as isometrias do plano, particularmente na capacidade de visualização da simetria de reflexão, procuramos recolher dados sobre estes conteúdos, ouvindo os estudantes e analisando as suas produções. Nestas circunstâncias, existem evidências que o uso do Geogebra apresenta-se como uma mais-valia em complementaridade, com as ferramentas mais tradicionais: a régua e o compasso, bem como as miras, proporcionando a diferenciação pedagógica na classe.  

Palavras-chave: Geogebra; visualização; simetria de reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dárida Maria Fernandes, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Professora Coordenadora da área de Matemática da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.

Referências

Caraça, B. J. (1989). Conceitos Fundamentais da Matemática. Livraria Sá da Costa Editora. e Gradiva, edições de 1951, 1984 e 1998.

Caridade, C.M.R., (2011). Applying Image Processing Techniques to motivate students in Linear Algebra Classes, 1st World Engineering Education Flash Week, Lisbon 2011. Editors: Jorge Bernardino and José Carlos Quadrado, p.114-121.

Caridade, C.M.R., (2012). Tecnologias de informação e comunicação para o enriquecimento no ensino/aprendizagem. Coimbra: Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.

Fernandes, D. (1994). Utilização da folha de cálculo no 4º ano de escolaridade. Estudo de uma turma. Tese de Mestrado. Braga: Universidade do Minho.

Fernandes, D. (2006). Aprendizagens algébricas no ensino básico em contexto interdisciplinar. Tese de Doutoramento. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Hohenwater, M. & Lavicza, Z. (2010). Gaining momentum: GeoGebra inspires educators and students around the world, GeoGebra The New Languague For The Third Millenium, Zigotto Publishing House, Braila, vol.1, n.1.

Lourenço, A., e De Paiva, M.O.A. (2010). A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências & Cognição, vol.15, n.2, p.132-141.

Little, C. (2008). Interactive geometry in the classroom: old barriers and new opportunities. Joubert, M. (Ed.) Proceedings of the British Society for Research into Learning Mathematics, vol.28 n.2, p.49-54.

Ministério da Educação (2013). O Programa de Matemática do Ensino Básico.

Ministério da Educação (2013). O Programa de Matemática do Ensino Básico e Metas Curriculares.

Ponte, J. P. (1994). O estudo de caso na investigação em educação matemática, Quadrante, vol.3 n.1, p.3-18.

Silva, N. & Fernandes, D. (2015). O GeoGebra no estudo das isometrias do plano. Revista Eletrónica: Sensos-e Vol: II Num: 1. ISSN 2183-1432. inED. Porto: ESE/IPPorto. http://sensos-e.ese.ipp.pt.

Stojanovska, L.F. & Stojanovski, V. (2009). Geogebra – Freedom to explore and learn, Teaching Mathematics and Its Applications vol.28, p.69-76.

Downloads

Publicado

2018-02-22

Como Citar

Fernandes, D. M. (2018). Primeiras aprendizagens matemáticas com o Geogebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 7(1), 41–58. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/35071