Do bolso para palma das mãos: retas e ângulos com GeoGebra Aplicativo

Autores

  • Marcos Paulo Henrique Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcelo Almeida Bairral Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

smartphones, retas paralelas cortadas por uma transversal, retas concorrentes.

Resumo

Colocamo-nos a pensar em implementações de atividades nas quais o smartphone pudesse assumir o papel de recurso para produção do conhecimento, ao mesmo tempo que instiga a participação dos estudantes, gerando novas perspectivas na forma de ver a escola e as aulas de matemática. Apresenta-se neste relato o trabalho desenvolvido com estudantes do 8.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em que foi possível explorar, conjecturar e realizar descobertas relacionadas ao estudo de retas paralelas cortadas por uma transversal com GeoGebra aplicativo instalado nos smartphones dos próprios discentes. Em síntese, evidenciam-se as várias etapas que compõem a situação pedagógica, destacando os registros produzidos pelos estudantes. Elaborou-se um conjunto de tarefas (veja apêndice) em que professor e alunos pudessem interagir e construir conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Paulo Henrique, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor da educação básica na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Referências

ASSIS, A. R.; HENRIQUE, M. P.; BAIRRAL, M. A. Captura e análise de interações em telas sensíveis ao toque. In: VII Sipem. Foz do Iguaçu, 2018.

BAIRRAL, M.; ASSIS, A. R.; SILVA, B. C. da. Mãos em ação em dispositivos touchscreen na educação matemática. Seropédica: Edur, 2015.

DUARTE, R. C. B. C. Utilização do GeoGebra, de smartphone e de reflexões escritas na construção de conceitos relacionados a retas paralelas cortadas por uma transversal. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Seropédica: UFRRJ/PPGEduCIMAT, 2018.

HENRIQUE, M. P.; BAIRRAL, M. Retas que se cortam e dedos que se movem com dispositivos de geometria dinâmica. Educação Matemática Pesquisa, 2018 (prelo).

HENRIQUE, M. P. GeoGebra no Clique e na palma das mãos: Contribuições de uma dinâmica de aula para Construção de Conceitos Geométricos com Alunos do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Seropédica: UFRRJ/PPGEduCIMAT, 2017. Disponível em: <http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeducimat/dissertacoes/>. Último acesso: 20 dez. 2018.

MOURA, A. M. C. Tecnologias Móveis: aprendizagem baseada em projetos. In: MIGUÉNS, M. Aprendizagem, TIC e Redes Digitais. Seminários e Colóquios: CNE – Conselho Nacional de Educação, p. 78-98, 2017.

PAVANELLO, R. M. Por que Ensinar/aprender Geometria? In: VII Encontro Paulista de Educação Matemática. 2004. Anais.... Disponível em: <http://miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Anais_VII_EPEM/mesas_redondas/>. Último acesso: 09 nov. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Henrique, M. P., & Bairral, M. A. (2018). Do bolso para palma das mãos: retas e ângulos com GeoGebra Aplicativo. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 7(3), 49–64. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/39995

Edição

Seção

Relatos de Experiência