Os aspectos emocionais do familiar do paciente no leito de morte

Autores

  • Camila Araujo da Silva FCMS/PUC-SP

Palavras-chave:

relações familiares, neoplasias do colo do útero, morte, família, acontecimentos que mudam a vida

Resumo

O câncer traz uma série de reflexos na vida do enfermo e de sua família. Há uma alteração na rotina de todos os membros que constituem esse núcleo. Quando a morte de um ente se aproxima, diversas reações podem surgir, sendo que cada um terá sua forma de viver essa perda. O papel do psicólogo hospitalar se faz imprescindível ajudar a reorganizar a dinâmica que se desestrutura com a morte. Neste trabalho, através de um levantamento bibliográfico e de uma discussão de caso é possível ver algumas formas como os familiares lidam com a morte de um ente querido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Araujo da Silva, FCMS/PUC-SP

Acadêmica do curso do Mestrado Profissional em Educação nas Profissões da Saúde

Referências

Silva VC. O impacto da revelação do diagnóstico de câncer na percepção do paciente [tese]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP; 2005.

Kovács MJ. Morte e desenvolvimento humano. 4ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2002.

Rolland SJ. Doença crônica e o ciclo de vida familiar. In: Carter B, Mcgoldrick M, organizadores. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995. p. 373-92.

Echeverri CG. O grupo familiar diante da morte. In: Jaramillo IF, organizador. Morrer bem. São Paulo: Planeta Brasil; 2006. p. 68-86.

Walsh F, McGoldrick M. Morte na família: sobrevivendo as perdas. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Bromberg MH. A psicoterapia em situações de perdas e luto. 1ª ed. Campinas: Livro Pleno; 2000.

Kübler-Ross E. Sobre a morte e o morrer. 8ª ed. São Paulo: Martins Fontes; 2005.

Carvalho MVB, Merighi MAB. O cuidar no processo de morrer com dignidade. In: Pimenta CA, Mota DD, Cruz DA. Dor e cuidados paliativos: enfermagem, medicina e psicologia. Barueri: Manole; 2006 p. 317-32.

Downloads

Publicado

2013-09-24

Como Citar

1.
Silva CA da. Os aspectos emocionais do familiar do paciente no leito de morte. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 24º de setembro de 2013 [citado 19º de abril de 2024];15(3):82-4. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/13681

Edição

Seção

Relato de Caso