Neuroma de Morton: estudo clínico e cirúrgico

Antônio Marcos de Andrade, Juliana de Andrade, Celso Augusto de Nadalini Simoneti

Resumo


Os autores avaliaram 15 pacientes (20pés), 11 (55%) no pé direito e 9 (45%) no pé esquerdo. Treze (65%) pacientes eram do sexo feminino e 2 (35%) eram do sexo masculino. A idade variou entre 20 e 56 anos, sendo a idade média 43,13. O Neuroma de Morton ocorreu, em todos os casos, no terceiro espaço. Os parâmetros clínicos são concordantes com a literatura quanto a idade, sexo e lado acometido. Os pacientes foram submetidos ao tratamento cirúrgico para remoção da massa lobular do terceiro pedículo neurovascular interdigital do pé, na área entre as cabeças do terceiro e quarto metatársico, usando a via de acesso dorsal. Os autores descrevem minuciosamente a técnica cirúrgica empregada, bem como os cuidados pós-operátorios. Concluíram que o tratamento cirúrgico, pelo sucesso, é o de eleição, com o alivio da dor e ausência de queixas. Todos os casos foram confirmados pelo exame anatomopatológico.

Palavras-chave


neuroma; metatarso; neoplasias ósseas

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.