Representações sociais de mulheres idosas participantes de uma intervenção educacional em envelhecimento ativo

Autores

  • Helio Marconi Gerth PUC
  • Paulo Renato Canineu PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1984-4840201624682

Palavras-chave:

envelhecimento, saúde do idoso, educação em saúde, pesquisa qualitativa

Resumo

Introdução: Muitas estratégias têm sido usadas como forma de promover a saúde do idoso. Acredita-se que a informação é a principal ferramenta para conseguir tais objetivos. Dessa forma, utilizou-se como base a publicação “Envelhecimento ativo: uma política de saúde”. Objetivo: Identificar as representações sociais de um grupo de mulheres idosas submetidas a uma intervenção educacional sobre envelhecimento ativo, verificando a reação dessas mulheres frente à metodologia aplicada. Métodos: A intervenção educacional foi realizada em seis encontros, realizados duas vezes por semana, com duração de uma hora cada e teve como teoria pedagógica a educação popular. O grupo estudado contou com a participação de 10 mulheres idosas, com idades entre 60 e 80 anos, frequentadoras de um programa de exercícios físicos oferecidos gratuitamente pela prefeitura de Sorocaba, São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual semiestruturada aplicada às participantes da pesquisa. Por se tratar de uma pesquisa transversal, exploratória e de perfil qualitativo, os dados foram organizados e analisados de acordo com o referencial teórico do discurso do sujeito coletivo, fundamentado na teoria das representações sociais e análise de conteúdo. Resultados: A metodologia utilizada foi muito bem aceita pelas participantes, que reagiram positivamente, acreditando que aprenderam coisas novas sobre os temas abordados. O conhecimento foi construído por meio de troca de ideias e experiências. O método favorece a união, fortalece as amizades, estimula a prática de exercícios físicos e a adoção de hábitos saudáveis. Conclusão: A metodologia mostrou-se adequada para o público estudado. As participantes gostaram muito e recomendam que outras pessoas também participem desse programa.

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Publicado

2016-11-11

Como Citar

1.
Gerth HM, Canineu PR. Representações sociais de mulheres idosas participantes de uma intervenção educacional em envelhecimento ativo. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 11º de novembro de 2016 [citado 28º de março de 2024];18(3):155-60. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/24682

Edição

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Artigo Original