Carcinoma epidermoide de palato mole: relato de tratamento não convencional com radiação: externa (IMRT) e braquiterapia (HDR)

Gustavo Nader Marta, Samir Abdallah Hanna, João Luis Fernades da Silva

Resumo


O carcinoma epidermoide de palato mole (CEPM) é uma neoplasia de baixa prevalência que representa a minoria dos tumores que podem acometer a orofaringe. Quando diagnosticados em estádios iniciais, as opções de radioterapia ou cirurgia são aventadas para abordagem terapêutica com taxas de controle locorregional e sobrevida semelhantes. Este estudo tem como objetivo: relatar o caso de um paciente encaminhado ao Departamento de Radioterapia do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês com diagnóstico de CEPM e tratado de forma curativa com radioterapia (teleterapia com técnica de modulação de intensidade de feixe e braquiterapia de altas doses com irídio -192).

Palavras-chave


carcinoma de células escamosas; palato mole; radioterapia; braquiterapia

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.