Aprendizagem baseada em equipe: uma estratégia de ensino aplicada na área da imaginologia.

Rosana Maria Paiva dos Anjos, Jonathan Watanabe Rodriguez, Ricardo Hiroshi Murashita Fujiki, Monica Oliveira Bernardo

Resumo


Introdução: Metodologias ativas de ensino vêm sendo utilizadas na área médica, atendendo ao desafio de contínuo aprendizado, com novas dinâmicas de relação entre o educador e o educando. Na Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), o educador exerce a função de mediador e facilitador do conhecimento, estimulando a autonomia do aluno e o aprendizado em equipes de trabalho. Objetivo: Desenvolver atividades baseadas no ABE, na área de imaginologia, incentivando o aprendizado colaborativo. Método: A ferramenta pedagógica ABE foi aplicada na área de imaginologia, para 102 alunos, do 2o ano do curso de medicina, na graduação. Cada atividade consistiu em disponibilização prévia de material para estudo, de teste individual e em grupo, de caso clínico e de discussão para o consenso das respostas sobre o conteúdo abordado. A avaliação holística das atividades foi feita através da escala de Likert com dez itens, após o término de cada ciclo semestral de atividades. Resultados: Na pesquisa de opinião da metodologia, foram consideradas “avaliações positivas” (respostas “concordo totalmente” e “concordo parcialmente”) e “avaliações negativas” (respostas “não concordo parcialmente” e “não concordo totalmente”). A questão menos pontuada foi referente a estudos prévios. Destacaram-se dentre os dez itens avaliados: “ajudou a ganhar mais conhecimento” e “avaliar os meus conhecimentos prévios”. No desempenho durante a ABE, verificou-se que a média da porcentagem da comparação do desempenho individual com o grupo foi de 23,3% na primeira fase do estudo e de 17,6% na segunda. Conclusão: Os resultados obtidos trazem a percepção de melhor apreensão do conhecimento, nos trabalhos em grupos e de uma boa receptividade para a metodologia. O ensino por ABE no ensino médico prepara o futuro profissional para as tomadas de decisões no trabalho “em equipe”, otimizando a resolução de problemas concretos e significativos, de saúde das pessoas.

Palavras-chave


aprendizagem ativa; educação médica; educação em saúde

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba. ISSN eletrônico 1984-4840



Apoio: ..............................................................................................................................................

  



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.