Trauma renal

Flávio Rogério Casagrande Grillo, André Rogério Bizan de Oliveira, Marcelo Cabral Lamy de Miranda, Ricardo D'Ambrosio Colombo, Joseph Chammas Dib Neto, Saul Gun

Resumo


ANÁLISE RETROSPECTIVA DE 90 PACIENTES - EXPERIÊNCIA DO CONJUNTO HOSPITALAR DE SOROCABA - CHS

INTRODUÇÃO

O traumatismo renal está presente em, aproximadamente, 10% dos traumas abdominais. A maioria dos traumas renais ocorre no sexo masculino, na faixa etária dos 20 aos 30 anos e está associada a outras lesões. O trauma renal contuso é o mais freqüente, ocorrendo em, aproximadamente, 90% dos casos, variando conforme a população e região estudada. Novos estudos e métodos diagnósticos trouxeram melhores resultados no tratamento e seguimento dos doentes com lesão renal.

OBJETIVO

Análise dos pacientes vítimas de traumatismo renal que receberam atendimento médico no Conjunto Hospitalar de Sorocaba - CHS.


Palavras-chave


traumatismos abdominais; rim; ferimentos e lesões

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.