Saúde bucal em meninas adolescentes da Vila Sabiá no município de Sorocaba, São Paulo

Claudia Regina de Campos Camargo, Mário Luís Ribeiro Cesaretti

Resumo


A adolescência compreende o período da vida que se estende dos 10 aos 19 anos, é uma fase de transformações biopsicossociais profundas. Em decorrência disso, é comum os adolescentes apresentarem comportamentos negligentes em relação aos seus cuidados com saúde e esse período é tido como de risco aumentado para o aparecimento de cárie dentária e outras afecções bucais, devido ao controle precário da placa e menor cuidado com a escovação. Objetivo: Fomentar uma ação educativa visando à redução de riscos aos quais esse segmento populacional encontra-se exposto. Materiais e métodos: Este é um estudo transversal e qualitativo com 10 adolescentes do sexo feminino, na faixa etária de 10 a 14 anos e que fazem parte do grupo que frequenta o Território Jovem, Vila Sabiá, no município de Sorocaba, São Paulo. Utilizaram-se estratégias para formar vínculo com as adolescentes e depois foi avaliado seu conhecimento prévio sobre conceitos importantes como: saúde bucal; placa bacteriana; escovação; fio dental; flúor; sangramento da gengiva; piercing oral e mau hálito. Em seguida foi promovida uma intervenção que visou a aumentar o conhecimento sobre os temas propostos para reduzir os riscos e agravos à saúde oral e geral das adolescentes. Resultados e Conclusões: Percebe-se que houve um ganho incipiente de conhecimento das adolescentes, mas existe a necessidade de um tempo maior para orientá-las de forma a fixarem os conteúdos apresentados. Também é necessário que haja um aproveitamento melhor dos espaços que o território oferece para disseminar informações sobre saúde bucal e, assim, criar vínculo entre os profissionais de odontologia e as adolescentes.

Palavras-chave


adolescência; saúde bucal; estratégia saúde da família

Texto completo:

PDF

Referências


Carta de Ottawa. Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde [Internet]. 1986 [acesso em 01 mar. 2016]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_ottawa.pdf

Brasil. Ministério da Saúde. Saúde Bucal: caderno de atenção básica, 17. Brasília: Ministério da Saúde; 2008.

Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes da política nacional de saúde bucal [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2004 [acesso em 11 jan. 2016]. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/diretrizes_da_politica_nacional_de_saude_bucal.pdf

Brasil. Ministério da Saúde. Adolescentes promotores de saúde: uma metodologia para capacitação. Brasília: Ministério da Saúde; 2000.

Silva ES. Promoção da saúde do adolescente na atenção básica com ênfase na saúde sexual e reprodutiva [trabalho de conclusão de curso]. Governador Valadares: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina, Núcleo de Educação em Saúde Coletiva; 2010.

Brasil. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Atenção à saúde do adolescente: saúde em cassa. Belo Horizonte: Secretaria do Estado de Minas Gerais; 2006.

Avery DR, Dean JA, McDonald RE. Odontopediatria para crianças e adolescentes. 9ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2011.

Lamelo KM, Weiler RM, Spezzia S, Jahn MR. O uso de piercing oral na adolescência e suas complicações. Rev UNINGÁ. 2015;21(2):14-8.

Morosolli AR, Moraes LC, Moraes ME, Zanotti GG. Piercing bucal: complicações e alternativas para o cirurgião dentista. Robrac. 2004;13(36):30-3.

Severo IF, Colares V, Rosenblatt A. Abordagem psicológica do adolescente pelos cirurgiões-dentistas da cidade do Recife. Rev Ibero-am Odontopediatr Odontol Bebê. 2004;7(38):377-86.

Cordeiro AB, Correa AK, Hora SA, Pontes AC. Odonto-hebiatria em saúde pública. Adolesc Saúde. 2008;5(3):13-9.

Arcieri RM, Rovida TA, Lima DP, Garbin AJ, Garbin CA. Análise do conhecimento de professores de educação infantil sobre saúde bucal. Educar Rev. 2013;(47):301-14.

Pauleto AR, Pereira ML, Cyrino EG. Saúde bucal: uma revisão crítica sobre programações educativas para escolares. Ciênc Saúde Coletiva. 2004;9(1):121-30.

Castro CO, Oliveira KS, Carvalho RB, Garbin CAS, Santos KT. Programas de educação e prevenção em saúde bucal nas escolas: análise crítica de publicações nacionais. Odontol Clín Cient. 2012;11(1):51-6.




DOI: https://doi.org/10.23925/1984-4840.2017v19i4a8

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba. ISSN eletrônico 1984-4840

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.