Avaliação dos impactos socioeconômicos e laborativos em pacientes traumatizados em vias públicas

Maria Carolina Loureiro, Jonathan Watanabe Rodriguez, Ricardo Hiroshi Murashita Fujiki

Resumo


Introdução: Os politraumatismos são lesões múltiplas de diversas naturezas que podem comprometer diversos órgãos e sistemas. Os acidentes automobilísticos em crescente número no Brasil, podem causar os politraumatismos e seu impacto vai muito além do trauma. As consequências podem ser: problemas socioeconômicos, com a demora de retorno ao trabalho até físicas e emocionais com lesões permanentes ou sequelas psíquicas. Objetivo: verificar os impactos socioeconômicos e laborativos de um indivíduo politraumatizado de leve, moderado e grave intensidades e relacionar o evento com a alteração da qualidade de vida do paciente, como sequelas, convívio com familiares, rotinas e fonte de renda. Metodologia: A primeira etapa consistiu na coleta de dados em prontuários de pacientes politraumatizados em vias públicas encaminhados ao serviço do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) no segundo semestre do ano de 2016. A segunda, consistiu na convocação dos pacientes identificados na primeira fase para a aplicação de questionários com o objetivo de avaliar os impactos socioeconômicos e laborativos do acidente de trânsito. Resultados: Foram analisados um total de 55 prontuários e houve predomínio do sexo masculino. Na análise dos dados, o acidente mais frequente envolvia motocicletas, coincidindo com a maior necessidade de intervenção cirúrgica. Na avaliação dos impactos socioeconômicos e laborais, houve pouca adesão dos pesquisados, porém na casuística avaliada, o acidente de trânsito demonstrou importante impacto negativo. Conclusões: Acredita-se que os acidentes de trânsito causam impactos em múltiplas esferas e, por isso, campanhas de conscientização e políticas públicas deverão ser mais efetivas na prevenção deste grande problema de saúde pública.

Palavras-chave


traumatismo; acidentes de trânsito; qualidade de vida

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.