A gravidez não planejada em um bairro periférico de Sorocaba-SP

Autores

  • Guilherme Lippi Ciantelli FCMS/PUC-SP
  • Lívea Athayde de Morais FCMS/PUC-SP
  • Carla Rabello de Freitas FCMS/PUC-SP
  • André Petry Ursolino FCMS/PUC-SP
  • Lauren Carolina Scarpa FCMS/PUC-SP
  • Jadde M. Cesar Bastos FCMS/PUC-SP
  • Helen Benites de Oliveira Secretaria da Saúde de Sorocaba
  • Lidiane Maria Roman Schutzes Secretaria da Saúde de Sorocaba
  • Leni Boghossiam Lanza FCMS/PUC-SP

Palavras-chave:

gravidez não planejada, Programa Saúde da Família, saúde pública

Resumo

Introdução: a alta incidência de gestações não planejadas e a baixa adesão ao pré-natal são fatores preocupantes na Unidade Saúde da Família (USF) de Aparecidinha, em Sorocaba/SP. Objetivos: identificar a gravidez não planejada em uma população de mulheres atendidas pela USF de Aparecidinha (Sorocaba, SP), determinando seu perfil sócio-demográfico e fatores associados. Métodos: tratou-se de estudo de características qualitativas, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevista em domicílio de 25 gestantes e parturientes com idades entre 13 e 37 anos, inclusas no livro de registro de testes de urina da daquela unidade de saúde. As respostas obtidas foram categorizadas tematicamente. Resultados: a maioria dessas gestantes é casada, primigesta e sem vínculo empregatício. Apesar de estarem utilizando algum método contraceptivo, 88% das gestantes respondeu ter engravidado, e destas, 60% consideram gravidez não planejada. Sobre planejamento da gravidez, desejo de engravidar e “se imaginar grávida”, o tema predominante foi a negação. Sobre “ser grávida”, as categorias positivas foram predominantes. Conclusões: a gravidez não planejada é uma realidade merecedora de análise mais ampla e cuidadosa de suas causas. Aponta-se como causa principal na realidade estudada, falha ou inabilidade na utilização do método contraceptivo, considerando-se uma fragilidade nesse atendimento em saúde. Descritores: gravidez não planejada, Programa Saúde da Família, Saúde Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Guilherme Lippi Ciantelli, FCMS/PUC-SP

Acadêmico do curso de Medicina FCMS/PUC-SP

Lívea Athayde de Morais, FCMS/PUC-SP

Acadêmica do curso de Medicina FCMS/PUC-SP

Carla Rabello de Freitas, FCMS/PUC-SP

Acadêmica do curso de Medicina FCMS/PUC-SP

André Petry Ursolino, FCMS/PUC-SP

Acadêmico do curso de Medicina FCMS/PUC-SP

Lauren Carolina Scarpa, FCMS/PUC-SP

Acadêmica do curso de Enfermagem FCMS/PUC-SP

Jadde M. Cesar Bastos, FCMS/PUC-SP

Acadêmica do curso de Enfermagem FCMS/PUC-SP

Helen Benites de Oliveira, Secretaria da Saúde de Sorocaba

Unidade Saúde da Família de Aparecidinha

Lidiane Maria Roman Schutzes, Secretaria da Saúde de Sorocaba

Unidade Saúde da Família de Aparecidinha

Leni Boghossiam Lanza, FCMS/PUC-SP

Professora do Depto. de Enfermagem FCMS/PUC-SP

Referências

Brasil. Decreto-lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996. Trata do planejamento familiar, estabelece penalidades e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 15 jan 1996.

Tachibana M, Santos LP, Duarte CAM. O conflito entre o consciente e o inconsciente na gravidez não planejada. Psyche (São Paulo). 2006; 10(19):149-67.

Belo MAV, Silva JLP. Conhecimento, atitude e prática sobre métodos anticoncepcionais entre adolescentes gestantes. Rev Saúde Pública. 2004; 38(4):479-87.

Schor N, Lopez A. Adolescência e anticoncepção. 1- Estudo de conhecimento e uso em puérperas internadas por parto ou aborto. Rev Saúde Pública. 1990; 24(6):506-11.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2000.

Schor N, Ferreira AF, Machado VL, França AP, Pirotta, KCM, Alvarenga AT et al. Mulher e anticoncepção: conhecimento e uso de métodos anticoncepcionais. Cad Saúde Pública. 2000; 16(2):377-84.

Dias CN, Spindola T. Conhecimento e prática das gestantes acerca dos métodos contraceptivos. Rev Enferm UERJ. 2007; 15(1):59-63.

Sasson NF. A representação psíquica da maternidade: estudo de casos. Psicol Clín: Pós-grad Pesq. 1988; (3):55-62.

Maldonado, MTP. Psicologia da gravidez, parto e puerpério. Petrópolis: Vozes; 1988.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de indicadores sociais. Rio de Janeiro: IBGE; 2004.

Cabral CS. Contracepção e gravidez na adolescência na perspectiva de jovens pais de uma comunidade favelada do Rio de Janeiro. Rev Saúde Pública. 2003; 19(2):283-92.

Eiras MS. A gravidez como etapa do desenvolvimento da mulher: relatos de grávidas sobre suas experiências e sentimentos ligados à parentalidade [dissertação]. Campinas: Instituto de Psicologia, PUC - Campinas; 1983.

Downloads

Publicado

2012-04-03

Como Citar

1.
Ciantelli GL, de Morais LA, de Freitas CR, Ursolino AP, Scarpa LC, Bastos JMC, de Oliveira HB, Schutzes LMR, Lanza LB. A gravidez não planejada em um bairro periférico de Sorocaba-SP. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 3º de abril de 2012 [citado 19º de abril de 2024];14(1):19-21. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/6247

Edição

Seção

Artigo Original