A importância da relação mãe-bebê no primeiro ano de vida como fator determinante para um desenvolvimento emocional satisfatório

Autores

  • Paula Beatriz Gallerani Cuter Rochel

Palavras-chave:

relações mãe-filho, emoções, mães, comportamento materno

Resumo

Este trabalho está embasado nas teorias de Donald Winnicott, Esther Bick e Marta Harris e seus colaboradores. Pretende-se enfocar a importância da relação mãe-bebê no primeiro ano de vida como fator determinante para um desenvolvimento emocional satisfatório. Abordam-se questões julgadas fundamentais para a primeira infância, dentro do contexto do desenvolvimento emocional e dos processos de maturação do indivíduo, tais como a necessidade de um ambiente de facilitação, o atendimento das necessidades mínimas de todo bebê, a amamentação como primeiro diálogo, os primeiros sinais da personalidade e a natureza da comunicação não verbal da parelha mãe-bebê. A mãe que pode compreender as necessidades tanto fisiológicas como emocionais do seu bebê, permite o desenvolvimento de uma comunicação criativa. As distorções e as dificuldades dessa relação mãe-bebê podem originar muitas das doenças psicossomáticas e emocionais posteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paula Beatriz Gallerani Cuter Rochel

Psicóloga clínica com especialização pelo GEPPPI (Grupo de Estudos de Psiquiatria, Psicologia e Psicoterapia da Infância)

Referências

Klein, M. Sobre a observação do comportamento de bebês, inveja e gratidão e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

Abram J. A linguagem de Winnicott: dicionário das palavras e expressões utilizadas por Donald W. Winnicott. Rio de Janeiro: Revinter; 2000.

Hinshelwood RD. A dictionary of Kleinian thought. London: Free Association Books; 1989.

Downloads

Publicado

2012-06-27

Como Citar

1.
Rochel PBGC. A importância da relação mãe-bebê no primeiro ano de vida como fator determinante para um desenvolvimento emocional satisfatório. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 27º de junho de 2012 [citado 19º de abril de 2024];14(2):82-3. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/6432

Edição

Seção

Comunicação Breve