Trauma de genitália externa masculina causada por maquinaria

Marcelo Cabral Lamy de Miranda, Ricardo D’Ambrosio Colombo, Messias Yamato Mori, José Roberto Alves, Saul Gun

Resumo


Descrevemos um caso de trauma de genitália externa masculina causado por maquinaria tipo roçadeira com bom resultado final. O paciente J.R.A., 26 anos, trabalhador rural, apresentou evento traumático à tração de suas vestes causada por maquinaria, gerando trauma escrotal e testicular direito grau V, trauma escrotal esquerdo grau V, trauma testicular esquerdo grau II, trauma de pênis grau III, com ausência de lesão uretral. O tratamento consistiu em avaliação inicial por cirurgião geral, com posterior avaliação e conduta operatória urológica através de limpeza e desbridamento dos tecidos desvitalizados, ligadura do cordão espermático do lado direito, com introdução em subcutâneo na raiz da coxa esquerda do testículo ipsilateral preservado. Após seis meses realizou-se reconstrução da genitália pela cirurgia plástica através de técnica de colocação de retalho da coxa direita juntamente com músculo grácil. O paciente recebeu alta hospitalar no décimo dia pós-operatório, com melhora visual da estética do órgão, assim como melhora funcional, apresentando episódios de ereção durante a internação. Teve como seqüela reprodutiva azoospermia. Concluímos que em casos de trauma severo com várias lesões associadas em genitália externa masculina, deve-se optar por tratamento cirúrgico com boas perspectivas de retorno de sua função fisiológica. Descritores: genitália masculina, pênis, testículos, ferimentos e lesões, acidentes de trabalho.

Palavras-chave


lesões e ferimentos; traumatismo múltiplo; genitália masculina; pênis; testículos; acidentes de trabalho

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.