Endomiocardiofibrose biventricular em paciente de 70 anos

Elmar Lopes de Carvalho, Fábio C. Pellegrino dos Santos, Maria Zenaide Fichino, Henry Abensur, Marcos F. Berlink

Resumo


Introdução: a endomiocardiofibrose é uma cardiomiopatia restritiva rara de etiologia ainda desconhecida. Tem predileção pelo sexo feminino e costuma acometer pacientes jovens. Relato do caso: paciente de 70 anos de idade, sexo feminino, submetida a duas trocas de valva mitral anteriores por próteses biológicas, com diagnóstico prévio de disfunção tipo insuficiência severa da prótese mitral. Submetida à nova troca de prótese mitral por nova prótese biológica, evoluindo, então, com insuficiência cardíaca congestiva refratária a tratamento medicamentoso. Submetida a ecocardiograma que evidenciou endomiocardiofibrose biventricular. Discussão: o diferencial deste caso relatado em relação às outras publicações da literatura é a idade avançada da paciente no momento do diagnóstico. Insuficiência cardíaca refratária é achado constante. Fibrilação atrial, insuficiência valvar, acometimento biventricular, grau de fibrose e classe funcional são marcadores prognósticos.

Palavras-chave


insuficiência cardíaca congestiva; cardiomiopatias; fibrose endomiocárdica; idosos

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.