O EMPREENDEDORISMO NA TERCEIRA IDADE: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL À CRISE DA PREVIDÊNCIA SOCIAL?

Autores

  • Denilson Aparecida Leite Freire
  • Patricia Morilha Muritiba

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v2i2.11861

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Terceira Idade, Previdência Social

Resumo

O objetivo desse artigo foi traçar um perfil do empreendedorismo brasileiro na Terceira Idade através do uso da técnica da Análise de Conteúdo dos relatórios do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), dos Anuários Estatísticos Previdenciários e dos censos demográficos do IBGE dos anos de 2002 a 2010. Além disso, fez-se uma análise com os atuais dados da Previdência Social buscando estabelecer uma reflexão dos impactos desse empreendedorismo na economia nacional. Os dados revelaram que o Brasil investe pouco nesse tipo de empreendedorismo, estando em 40º lugar entre os países da América Latina. Demonstrou, ainda, que a aposentadoria é um dos obstáculos ao empreendedorismo, contudo não o mais importante. Torna-se necessária a elaboração de políticas públicas que subsidiem esse empreendedorismo, podendo se tornar uma das alternativas à crise da Previdência Social e à questão do endividamento dos idosos pelos empréstimos consignados. Sugere-se a inclusão do incentivo ao Empreendedorismo no Estatuto do Idoso.Essa nova lógica alteraria o paradigma de que o envelhecimento do país traria graves consequências negativas à economia, transformando esse envelhecimento em uma fonte de oportunidades.

Biografia do Autor

Denilson Aparecida Leite Freire

Doutorando em Administração da Universidade Nove de Julho. Possui Graduação em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva, Mestrado em Administração pela Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo. Atua como consultor em Gestão de Pessoas e professor universitário.

Patricia Morilha Muritiba

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho e Pesquisadora-Visitante da Columbia Business School (EUA). Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2009), com estágio doutoral na Universidade Virginia Tech (EUA). Pesquisadora de gestão estratégica de pessoas; estratégia; gestão de projetos e governança corporativa.

Downloads

Edição

Seção

Artigos