Retenção de pessoas no setor público minêiro: O caso dos especialistas em políticas públicas e gestão governamental

Autores

  • Kamila Pagel Oliveira
  • Ivan Beck Ckagnazaroff
  • Mauro César Silveira
  • Carlos Eduardo Simões Moraes

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v2i3.13757

Palavras-chave:

Gestão de pessoas, gestão de carreiras, EPPGG

Resumo

 

dos especialistas em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG) e a evasão destes profissionais, a partir da percepção dos próprios EPPGG e dos gestores da carreira. O tipo de pesquisa apresenta caráter exploratório e descritivo, já o meio constitui-se um estudo de caso. Para tal foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de um questionário e de entrevistas semi-estruturadas à amostra representativa dos EPPGG e dos gestores da carreira. Concluiu-se que da totalidade de políticas e práticas listadas, apenas 21,7% estão contribuindo para a retenção dos EPPGG, por outro lado, 26,1% das políticas e práticas elencadas estão contribuindo para a evasão destes profissionais.

Biografia do Autor

Kamila Pagel Oliveira

Graduada em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e mestre
e doutoranda em Administração de empresas pela UFMG. É Especialista em Políticas Públicas
e Gestão Governamental no Estado de Minas Gerais. Atua como sub-coordenadora do Curso de
Administração Pública da Escola de Governo.

Ivan Beck Ckagnazaroff

Graduado em Economia pela PUC Minas, mestre em Administração pela UFMG e doutor em Doctoral Programme Aston Business School pela Aston University. Atua como professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Mauro César Silveira

Graduado em Direito e Administração, mestre em Engenharia de Produção e Doutorando em Administração de Empresas, ambos pela UFMG. É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Estado de Minas Gerais. Coordena a revisão do PMDI em Minas Gerais.

Carlos Eduardo Simões Moraes

Graduando em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e graduando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Edição

Seção

Artigos