A Reação ao Assédio Moral no ambiente do trabalho

Autores

  • Míriam Rodrigues
  • Alex Aaltonen

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v3i1.15440

Palavras-chave:

assédio moral, reação ao assédio, análise de cluster, análise de conteúdo, recursos humanos

Resumo

Este estudo se propõe a agrupar características de profissionais que reagem aoassédio moral no ambiente de trabalho. Os estudos sobre este tema, ainda recentes,e também sua importância, sinalizam a necessidade de maior aprofundamento nacompreensão deste fenômeno tão nocivo para profissionais e organizações. O uso daanálise de agrupamentos ou clusters propiciou novas possibilidades de entendimentodo fenômeno. Foram analisadas respostas oferecidas por 175 profissionais deempresas de diferentes ramos e portes a um formulário com questões abertas. Osresultados indicaram que a reação ao assédio, na amostra em questão, ocorre entrea liderança média quando sofre assédio da liderança mais alta.

Biografia do Autor

Míriam Rodrigues

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e Mestre emAdministração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação emPedagogia pela Universidade de São Paulo. Atua como docente na Universidade PresbiterianaMackenzie e Business School Sao Paulo em disciplinas relacionadas a Gestão de Pessoas eComportamento Organizacional.

Alex Aaltonen

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e Mestre emAdministração, modalidade profissionalizante, pela Universidade de Londres. Possui graduaçãoem Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é analista do Banco Centraldo Brasil e professor em cursos de pós-graduação. Tem experiência em administração financeira,gestão de riscos e controladoria, atuando principalmente na pesquisa e ensino dos seguintes temas:quantificação de risco operacional, estatística aplicada ao fenômeno do assédio moral nas empresas,compliance e controles internos, eficácia de supervisão bancária, Basiléia II e análise de resultadosde instituições financeiras.

Downloads

Edição

Seção

Artigos