Coaching e mentoring no processo de gestão de carreira: um estudo sobre a ferramenta GROW e sua aplicabilidade no contexto empresarial

Autores

  • Esdras da Silva Costa Faculdade de Mauá - FAMA
  • Vinícius Brum Faculdade de Mauá - FAMA

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v9i1.37233

Palavras-chave:

Coaching, Mentoring, Ferramenta GROW.

Resumo

O presente artigo foi descrito tendo como premissa compreender os conceitos acerca dos temas Coaching e Mentoring na gestão de carreira e sob o contexto empresarial. A pesquisa objetivou compreender a aplicabilidade da ferramenta GROW segundo as perspectivas de Vilhena (2014) no âmbito organizacional. A ferramenta GROW consiste em uma compreensão acerca de suas respectivas fases, caracterizadas como: Goals, Reality, Options e Will (WHITMORE, 2012). Tais fases são responsáveis por deliberar atitudes, competências e melhores desempenhos, direcionadas aos colaboradores. A pesquisa foi conduzida sob uma ótica exploratória, ampliando as compreensões acerca dos conceitos de coaching e mentoring no âmbito organizacional e delineada acerca da aplicação da ferramenta GROW (WHITMORE, 2012), sendo complementada pelas contribuições de Vilhena (2014). A utilização da ferramenta GROW pode ser caracterizada como a introdução de melhorias por meio da deliberação de posições, atitudes, competências e desempenhos perante os empregados, proporcionando melhorias para fins individuais ou melhorando o trabalho em equipe. A utilização da ferramenta GROW pode ser caracterizada como a introdução de melhorias deliberando posicionamentos, atitudes, competências e performances diante dos colaboradores, proporcionando melhorias para fins individuais ou aperfeiçoando o trabalho em equipes.

Biografia do Autor

Esdras da Silva Costa, Faculdade de Mauá - FAMA

Doutor em Administração. Docente da Faculdade de Mauá - FAMA ministrando aulas nos cursos de Administração de Epresas, Ciências Contábeis, Processos Gerenciais e Gestão Financeira.

Vinícius Brum, Faculdade de Mauá - FAMA

Bacharel em Administração de Empresas, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2019-01-02

Edição

Seção

Artigos