Análise da qualidade de vida no trabalho em uma instituição pública de ensino

Autores

  • Eduardo Novais Almeida Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Letícia Giotti Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Adriano David Monteiro de Barros Universidade Federal do Oeste da Bahia http://orcid.org/0000-0002-0790-979X

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v9i3.39413

Palavras-chave:

QVT, Instituição Pública, Walton, Satisfação

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida no trabalho (QVT) a partir das percepções gerais dos colaboradores de uma instituição pública de ensino localizada na cidade de Luís Eduardo Magalhães. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia empregada classifica-se quanto a natureza dos métodos de abordagem como qualitativa e quanto aos meios de investigação como estudo de caso. A técnica utilizada para coleta de dados foi a aplicação de questionário com perguntas fechadas em uma escala de resposta do tipo Likert. O instrumento de pesquisa foi construído com base no modelo teórico proposto por Walton e compreendeu oito critérios de análise. Para avaliação da confiabilidade do questionário, foi calculado a coeficiente de Alpha de Cronbach. Assim, o índice obtido quanto ao coeficiente ficou em uma escala de 0,63 a 0,98, mostrando assim que o questionário tem boa confiabilidade para aplicação no estudo. Os resultados obtidos mostraram níveis de satisfação positivos no que se refere aos oito critérios analisados no questionário, porém aspectos como condições de trabalho e constitucionalismo carecem de serem melhores aprofundados.

Biografia do Autor

Eduardo Novais Almeida, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Possui Formação técnica em Edificações pelo Instituto Federal da Bahia (2014). Tem experiência também na área de projetos de construção civil, com ênfase em elaboração e análise de projetos, supervisão de processos e produção de planilhas gerenciais de serviços. Atualmente, graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), sendo Coordenador de Relações Públicas do Núcleo Baiano de Estudantes de Engenharia de Produção

Letícia Giotti, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Graduanda em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Já atuou nas áreas de marketing e comunicação em organizações estudantis da Engenharia de Produção.

Adriano David Monteiro de Barros, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutorando em Administração e Controladoria, na linha de pesquisa em Organizações, Estratégia e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba, na linha de pesquisa em Tecnologia, Trabalho e Organizações. Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela FIP, Especialista em Democracia e Direitos Fundamentais pela UEPB, Especialista em Gestão da Saúde pela UEPB, Especialista em Direitos Humanos pela UFCG, Bacharel em Administração pela Faculdade Maurício de Nassau e Bacharel em Administração Pública pela UEPB. É integrante dos Grupos de Pesquisa EC2M - Observatório: Câmara de Estudos em Engenharia de Custos e Modelagem de Métricas e Complexidade & Organizações, vinculados à Universidade Federal da Paraíba. Foi integrante dos grupos de pesquisa Gestão do Conhecimento e Sustentabilidade, vinculado à UEPB, na linha de pesquisa sobre Sustentabilidade no Setor Público, do Núcleo de Estudos Escandinavos, vinculado à FAÍSA e por fim, do CEBESP - Centro Brasileiro de Estudos Sociais e Políticos. Possui experiência nas áreas de Administração, Letras, Direito, Ciência Política e Engenharia de Produção.

Publicado

2019-09-02

Edição

Seção

Artigos