Situação linguístico-poética do Blues brasileiro: A crônica em três minutos

Autores

  • Dirceu Martins Alves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Brasil

Resumo

No Brasil o blues encontrou uma situação propícia à mescla e ao experimentalismo que lhe permitiu fugir rapidamente do tradicional enquadramento dos 12 compassos (twelve bar blues) para fazer fronteira com outras séries: poética, melódica, sonora-instrumental, literária etc. O aboio dos nordestinos, já arabizado e mestiço, cantado por inúmeros vaqueiros e cantores anônimos, ganhou outras dimensões como canto popular do país ao encontrar sua vertente blues na voz de Belchior, Alceu Valença, Djavan, entre outros, que o gravaram em discos e o difundiram midiaticamente pelo rádio e pela televisão.

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Biografia do Autor

Dirceu Martins Alves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Brasil

Possui Licenciatura em Letras pela UNESP, Mestrado e Doutorando pelo Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, com bolsas do CNPq. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem (PUCSP/CNPq). Projeto de Pesquisa em andamento: O jornal e a Cidade: os cadernos de Turismo e Cidades e a lógica binária. E também: Aglutinação e ampliação dos ambientes midiáticos: a relação da Literatura Latino-americana e a Imprensa.

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Publicado

2014-03-24

Edição

Seção

Artigos