A POESIA E OS GESTOS: O CORPO EM CENA - O perfil Patativa do Assaré -

Autores

  • Antonio Iraildo Alves de Brito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Resumo

 Tendo como objeto formal a poesia de Patativa do Assaré, considera-se neste artigo a famosa premissa de Harry Pross (1971): “Toda comunicação começa no corpo e nele termina”. A frase como ponto de partida e de chegada da abordagem. O corpo como fonte e origem da comunicação. O corpo como meio ou tentáculo, capaz de criar vínculos, isto é gerar comunhão. O corpo ainda como catalizador de ambientes comunicacionais, pelo simples fato de estar presente. O objetivo principal do artigo é evidenciar o corpo na poesia, observando os aspectos constitutivos da performance, especialmente a gestualidade do corpo e o papel da voz.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Iraildo Alves de Brito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Antonio Iraildo Alves de Brito é doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC, SP. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade, pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, RS. Graduado em comunicação social – habilitação em jornalismo e bacharel em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, RS. Graduado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, FAJE, BH. Atualmente é diretor estatutário da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, FAPCOM.

Downloads

Publicado

2017-11-26

Edição

Seção

Artigos