A nova polarização política nas eleições de 2014: Radicalização ideológica da direita no mundo contemporâneo do Facebook

Autores

  • Vera Lucia Michalany Chaia PUC, São Paulo, SP
  • Fabricio Brugnago Graduado em Relações Internacionais - PUC-SP.

Palavras-chave:

Eleições 2014, Polarização Política Assimétrica, Facebook, Radicalização Conservadora

Resumo

Nas eleições de 2014 do Brasil houve uma grande polarização assimétrica entre esquerda e direita, onde a esquerda se fortificou e a direita se radicalizou. Este artigo busca apresentar o cenário no qual surgiu esta polarização e os dispositivos que facilitaram este processo. Será apresentada uma análise da formação de uma ideologia radicalizada da direita, com base em estudos de uma violência conservadora na sociedade brasileira, derivada de uma incapacidade de compreensão e aceitação do outro. Esta radicalização da direita é intensificada em uma imediatista e impaciente sociedade contemporânea da informação pela Internet, e o Facebook torna-se um forte dispositivo viabilizador da radicalização ideológica, a partir de sua capacidade de criar ambientes de homofilia e relativa liberdade de expressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vera Lucia Michalany Chaia, PUC, São Paulo, SP

Professora e pesquisadora do Departamento de Política, PEPG em Ciências Sociais, do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política, CNPq e da FAPESP.

Fabricio Brugnago, Graduado em Relações Internacionais - PUC-SP.

Graduado em Relações Internacionais - PUC-SP.

Downloads

Publicado

2014-12-20