A análise do discurso diante de estranhos espelhos: visualidade e (inter)discursividade na pintura

Autores

  • Renan Belmonte Mazzola Unesp - Araraquara
  • Maria do Rosário Valencise Gregolin Unesp - Araraquara

Palavras-chave:

Análise do discurso, Discurso estético, Michel Foucault

Resumo

Este artigo intenciona compreender a dimensão discursiva das pinturas por meio da análise do discurso ancorada em Michel Foucault. Recorta-se a figura do espelho em pinturas canônicas com vistas a observar seu funcionamento discursivo enquanto elemento do enunciado artístico visual. Apresenta três partes: a primeira, que determina o lugar ocupado pelo discurso estético nos trabalhos de Michel Pêcheux e de Michel Foucault; a segunda, que se concentra na análise de três pinturas europeias, a saber, As meninas, de Velásquez; Um bar em Folies-Bergère, de Manet; e As ligações perigosas, de Magritte; e a terceira parte, que discute a intersecção entre visualidade e interdiscursividade a partir (a) das reflexões de M. Foucault acerca do discurso estético e (b) da figura do espelho presente nessas pinturas.

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Biografia do Autor

Renan Belmonte Mazzola, Unesp - Araraquara

Estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Unesp de Araraquara.

Maria do Rosário Valencise Gregolin, Unesp - Araraquara

Professora do departamento de Linguística da Unesp de Araraquara

Publicado

2013-11-29

Como Citar

Mazzola, R. B., & Gregolin, M. do R. V. (2013). A análise do discurso diante de estranhos espelhos: visualidade e (inter)discursividade na pintura. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 8(2), Port. 157–176 / Eng. 153. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/13865

Edição

Seção

Artigos