O ensino de literatura em língua inglesa no curso de Letras: uma abordagem dialógico-pragmática

Autores

  • Orison Marden Bandeira de Melo Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Palavras-chave:

Ensino de literatura em língua inglesa, ADD, Pragmática, Cooperação

Resumo

Este artigo objetiva participar das discussões sobre o ensino de literatura em língua inglesa (LLI) no cotidiano da sala de aula do Curso de Letras. Para tal, discute os desafios propostos pelas DCN de Letras, bem como a realidade do professor que trabalha com um número pequeno de horas de LLI na matriz curricular e um número alto de alunos com conhecimento limitado dessa língua estrangeira. A partir da concepção dialógica de linguagem e da possibilidade de cooperação entre áreas de conhecimento, apresentamos uma proposta de trabalho entre a ADD e a Pragmática, mostrando as consonâncias e as dissonâncias entre as duas áreas. Além disso, apresentamos parte da análise do conto Her Sweet Jerome, de Alice Walker, feita por alunos que apontaram para a possibilidade de a Pragmática, nesse contexto de trabalho de LLI com alunos com conhecimento limitado dessa língua estrangeira, ser um passo inicial para uma análise dialógica dos textos literários

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Orison Marden Bandeira de Melo Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professor de Literatura em Língua Inglesa do Curso de Letras da Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE

Publicado

2015-04-30

Como Citar

Júnior, O. M. B. de M. (2015). O ensino de literatura em língua inglesa no curso de Letras: uma abordagem dialógico-pragmática. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 10(1), Port. 87–103 / Eng. 93. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/20692

Edição

Seção

Artigos