Vozes em confronto no Núcleo Docente Estruturante de cursos de Letras: entre o prescrito e a prática institucionalizada

Autores

  • Jozanes Assunção Nunes Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Núcleo Docente Estruturante, Discursos oficiais, Discursos de professores, Dialogismo, Responsividade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as reações-respostas de professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Cursos de Letras de uma universidade pública aos discursos consignados nos documentos oficiais da educação que dispõem sobre o Núcleo nas instituições de ensino, focalizando as relações de tensão existentes entre os discursos envolvidos na interação verbal. Os fundamentos da Teoria Dialógica do Discurso, de viés bakhtiniano, orientam o estudo, favorecendo o debate em torno das refrações e revalorizações dos discursos legais relacionados à criação do NDE no âmbito dos cursos de graduação. A análise dialógica revela que os enunciados dos sujeitos da pesquisa interagem com as vozes oficiais que determinam a criação do NDE e, de algum modo, são respostas a elas, tanto acolhendo-as, como também alterando-as, recusando-as, desprezando-as, num contexto em que os cursos de Letras seriam avaliados por comissões de avaliadores do Ministério da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jozanes Assunção Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017), com estágio de doutorado na Universidade Nova de Lisboa - Portugal, Mestra em Educação pela Universidade de Cuiabá (2002) e Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995). É Coordenadora Administrativa de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Direito/UFMT. Atuou na Universidade de Cuiabá, onde exerceu as funções de Professora e Coordenadora do Curso de Letras; Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa /CNPq Linguagens, Educação e Tecnologia - GPLET; Assessora e Professora do Núcleo de Estudos Dirigidos não presenciais e Organizadora da Revista Científica LetrasMil. Atuou também como Professora Formadora na Universidade Federal de Mato Grosso para o Curso de Pedagogia do Núcleo de Educação a Distância e foi professora efetiva da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, atuando especialmente nos seguintes temas: estudos bakhtinianos, currículo e formação de professores, ensino-aprendizagem de língua materna e desenvolvimento de materiais didáticos.

Publicado

2018-05-13

Como Citar

Nunes, J. A. (2018). Vozes em confronto no Núcleo Docente Estruturante de cursos de Letras: entre o prescrito e a prática institucionalizada. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 13(2), Port. 117–138 / Eng. 111. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/35092

Edição

Seção

Artigos