Dostoiévski e Bakhtin: a filosofia da composição e a composição da filosofia

Autores

  • João Vianney Cavalcanti Nuto Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Fiódor Dostoiévski, Mikhail Bakhtin, Singularidade, Inacabamento, Dialogismo

Resumo

Este trabalho procura demonstrar as afinidades existentes entre a obra de Dostoiévski e a filosofia de Mikhail Bakhtin. Por meio de uma análise comparativa, conclui-se que a polifonia, característica fundamental do romance de Dostoiévski segundo Bakhtin, realiza-se como uma síntese artística de conceitos filosóficos como singularidade, responsabilidade, inacabamento e dialogismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Vianney Cavalcanti Nuto, Universidade de Brasília

É graduado em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente dedica-se ao estudo da obra de Mikhail Bakhtin e suas repercussões na atualidade, tema que tem orientado seus cursos de pós-graduação, apresentações de trabalhos em eventos acadêmicos e publicacões. Atua profissionalmente, desde 1995, no Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília, como Professor Adjunto de Teoria da Literatura, onde exerceu o cargo de Chefe de Departamento no biênio 1998-1999. Como pesquisador tem atuado também junto à Rede CO3 (Rede Centro-Oeste de Ensino e Pesquisa em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas), entidade que envolve pesquisa interdisciplinar e interinstitucional entre a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Federal de Uberlância (UFU).

Downloads

Publicado

2011-11-18

Como Citar

Nuto, J. V. C. (2011). Dostoiévski e Bakhtin: a filosofia da composição e a composição da filosofia. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, (6), 129–142. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/6434

Edição

Seção

Artigos